- Sensor de 5,1 MP: cópias de 17 x 22, qualidade profissional de impressão
- Alto nível de detalhes e acentuada nitidez especialmente nas fotos em ambientes externos, à luz do dia
- Produz cores vibrantes e matizes bem próximas do real
- Nítido visor óptico
- Atraso do obturador abaixo da média
- Eficiente exposição dos assuntos dispensa constantes ajustes do EV
- Baixo consumo de energia: aprox. 400 fotos/carga com pilhas NiMH
- Simples e intuitiva
- Preço atraente
- Não faz fotos sequenciais
- Lentidão no uso do flash
- Nível de ruído se intensifica no ISO 400
- Pequenos clipes mudos, a 10 fps
- Memória interna de 12 MB
- Comandos pouco sensíveis
- Sem luz assistente de foco
- Sem efeitos Preto e Branco ou Sépia
- Não cria panorâmicas
A Fujifilm FinePix A500, uma das câmeras digitais mais em conta do mercado, produz fotos de qualidade comparável a dos modelos de primeira linha. Suas imagens reproduzem colorido próximo ao real, alto nível de detalhes e acentuada nitidez, o que deverá impressionar os usuários padrão. Os 5,1 MP de seu sensor estão acima da média sem sua faixa de preço, mas a falta de alguns recursos a contra-indicam a alguns usuários, como aos que planejam filmar com suas máquinas fotográficas: ela grava videoclipes sem som, apenas nos menores tamanhos e com 10 frames por segundo. Também aqueles que procuram uma máquina digital para levar aos estádios na cobertura de eventos de ação, poderão se incomodar com a falta do modo de foto seqüencial, que agilizaria os disparos.
Em matéria de visual, os espartanos 126 gramas da Fujifilm A500 merecem comentário à parte, mas os outros atributos físicos desta câmera digital lhe conferem classificação apenas mediana: design em linhas retas, corpo construído em plástico rígido metalizado, monitor LCD de 1,8 polegada (com ajustes manuais de brilho em até 10 passos, esse sim, um diferencial a favor da visibilidade). Também empata com a concorrência o fator de aumento de sua lente de zoom óptico: 3 vezes. A performance da Fujifilm FinePix A500 não leva o troféu em todas as categorias, mas em uma das mais importantes, a do atraso do obturador: o dela é menor que o de muitas máquinas digitais de preço superior.
Contudo, atraídos principalmente pela imagem produzida pela Fuji FinePix A500, consideramos seu custo-benefício bastante favorável. Há apenas mais um detalhe que exige cuidado: seus botões. Apesar de ser uma câmera muito fácil de usar, dirigida aos iniciantes na fotografia digital, alguns de seus botões são muito pequenos (como o do power) e o de navegação é pouco sensível ao toque. Nossa indicação é que você experimente operá-la para sentir se ela é confortável para você, antes de decidir, entre as câmeras desta faixa de preço, qual comprar.
Nota: visite o review da Fujifilm FinePix A400, câmera digital “irmã” da Fujifilm FinePix A500, opção de preço ainda mais acessível.
20 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Fujifilm FinePix A500