Fujifilm FinePix S4500
1º de março, 2013 | B. C. Deiró
Reprodução de cores

Nos vários testes de cores a Fujifilm FinePix S4500 impressionou produzindo tons bastante vibrantes e matizes próximas ao real. Ela retratou com fidelidade o colorido dos lápis nesta foto tirada com o Balanço do Branco automático.

Conjunto de lápis de cor testam o colorido reproduzido pela Fuji S4500: Bal. do Branco Auto
Gama dinâmica, detalhes

Neste teste com carretéis confirmamos, além das cores, as informações obtidas nos gráficos que avaliam a gama dinâmica e o nível de detalhes produzidos pela câmera. No quesito cores, novamente aqui a Fujifilm FinePix S4500 não economizou em saturação e entregou imagens com cores satisfatoriamente vibrantes.

Carretéis de linha coloridos, finos detalhes que desafiam a qualidade da lente da Fuji S4500

Surpreendentemente a riqueza de detalhes exibida pela Fuji S4500 e também sua gama dinâmica nada ficam devendo à da Fujifilm FinePix HS20EXR, irmã abastada da Fuji S4500, câmera bem mais cara e equipada com sensor CMOS EXR. O da Fuji S400 é do tipo CCD que equipa a maioria das câmeras compactas. Também aqui os retroses são mantidos na mesma ordem para facilitar a comparação: deslize as imagens horizontalmente para ver toda a sua extensão.

Recorte tamanho natural dos carretéis de linha coloridos
Fujifilm FinePix S4500 - recorte de imagem de 14 MP, visualização 100%
Teste dos carretéis com a Fuji HS20EXR para comparação com o da Fuji S4500
Fujifilm FinePix HS20EXR - recorte de imagem de 16 MP, visualização 100%

A escala de carretéis claro e escuros abaixo confirma o alcance da gama dinâmica da Fujifilm S4500, bastante favorável para uma câmera de sua faixa de preço. Significa que na iluminação à luz do dia, simulada neste teste, ela é capaz de capturar bom nível de detalhes em áreas de sombra e de brilho.

Carretéis, do preto ao branco, para avaliação da gama dinâmica reproduzida pela Fuji S4500
Acima, foto na íntegra, imagem reduzida
Recorte tamanho natural dos carretéis de linha, escala monocromática
Deslize para percorrer toda a imagem na visualização 100% >>
Os poderes da lente 30x

Observe o recorte abaixo, extraído de foto tirada na resolução máxima (14 MP) a mais de 100 metros de distância. Detalhes impossíveis de se detectar a olho nu a tal distância, são desvendados pela lente da Fuji FinePix S4500. O ladrilho azul e branco está bem nítido, assim como nos mostraram outras máquinas também equipadas com lentes de superzoom óptico 30x mas bem mais caras que a Fujifilm S4500, submetidas a este mesmo teste.

Jovem sentada em bar meio a folhagens, ladrilho português na cena capturada pelo zoom 30x da Fuji S4500

Os dois recortes abaixo, também em tamanho natural, foram extraídos de uma sequência rápida de fotos tiradas sem zoom e depois com zoom total (30x). Na inspeção das fotos de grandes planos urbanos tiradas em alta resolução sem zoom (wide) pela Fuji S4500, sentimos falta da saturação de cores observada ao fotografarmos cenas mais próximas da câmera. Mas ao aplicar o zoom as cores reaparecem.

Casal de ciclistas, em destaque recorte tamanho natural da moça com capacete, zoom 30x
A nitidez no fator máximo do zoom poderia ser mais acentuada, mas esta suavidade não chega a limitar o tamanho das ampliações. Lembramos que este é apenas um minúsculo recorte de uma foto de 14 megapixels.
Atuação do estabilizador

Graças ao bom desempenho do estabilizador de imagem da Fujifilm S4500, não tivemos problema ao fotografar nos altos fatores do zoom durante o dia com a máquina na mão, ou seja, sem tripé, mesmo em tempo nublado. Significa que você poderá sair pela cidade com ela e fotografar livremente sem levar junto o tripé. Claro, é sempre necessário mão firme ao aplicar o zoom e o tripé será necessário conforme o dia escurece, mas até lá você poderá brincar à vontade com a ampla escala de aproximação desta câmera, sem se decepcionar com o que vai encontrar ao olhar as fotos pelo computador, quando voltar para casa.

Review dos Leitores