Nos vários testes de cores a Fujifilm FinePix S4500 impressionou produzindo tons bastante vibrantes e matizes próximas ao real. Ela retratou com fidelidade o colorido dos lápis nesta foto tirada com o Balanço do Branco automático.
Neste teste com carretéis confirmamos, além das cores, as informações obtidas nos gráficos que avaliam a gama dinâmica e o nível de detalhes produzidos pela câmera. No quesito cores, novamente aqui a Fujifilm FinePix S4500 não economizou em saturação e entregou imagens com cores satisfatoriamente vibrantes.
Surpreendentemente a riqueza de detalhes exibida pela Fuji S4500 e também sua gama dinâmica nada ficam devendo à da Fujifilm FinePix HS20EXR, irmã abastada da Fuji S4500, câmera bem mais cara e equipada com sensor CMOS EXR. O da Fuji S400 é do tipo CCD que equipa a maioria das câmeras compactas. Também aqui os retroses são mantidos na mesma ordem para facilitar a comparação: deslize as imagens horizontalmente para ver toda a sua extensão.
A escala de carretéis claro e escuros abaixo confirma o alcance da gama dinâmica da Fujifilm S4500, bastante favorável para uma câmera de sua faixa de preço. Significa que na iluminação à luz do dia, simulada neste teste, ela é capaz de capturar bom nível de detalhes em áreas de sombra e de brilho.
Observe o recorte abaixo, extraído de foto tirada na resolução máxima (14 MP) a mais de 100 metros de distância. Detalhes impossíveis de se detectar a olho nu a tal distância, são desvendados pela lente da Fuji FinePix S4500. O ladrilho azul e branco está bem nítido, assim como nos mostraram outras máquinas também equipadas com lentes de superzoom óptico 30x mas bem mais caras que a Fujifilm S4500, submetidas a este mesmo teste.
Os dois recortes abaixo, também em tamanho natural, foram extraídos de uma sequência rápida de fotos tiradas sem zoom e depois com zoom total (30x). Na inspeção das fotos de grandes planos urbanos tiradas em alta resolução sem zoom (wide) pela Fuji S4500, sentimos falta da saturação de cores observada ao fotografarmos cenas mais próximas da câmera. Mas ao aplicar o zoom as cores reaparecem.
Graças ao bom desempenho do estabilizador de imagem da Fujifilm S4500, não tivemos problema ao fotografar nos altos fatores do zoom durante o dia com a máquina na mão, ou seja, sem tripé, mesmo em tempo nublado. Significa que você poderá sair pela cidade com ela e fotografar livremente sem levar junto o tripé. Claro, é sempre necessário mão firme ao aplicar o zoom e o tripé será necessário conforme o dia escurece, mas até lá você poderá brincar à vontade com a ampla escala de aproximação desta câmera, sem se decepcionar com o que vai encontrar ao olhar as fotos pelo computador, quando voltar para casa.