|
Retratos com a Fujifilm S4500 |
Tirar belos retratos de parentes e amigos é um dos objetivos ao comprar a digital. Esta tarefa, nem sempre simples, exige que o fotógrafo saiba extrair o melhor possível da pessoa fotografada e da câmera. No que se refere à câmera, esta página irá ajudá-lo avaliando as habilidades da Fuji S4500 nos três tipos de retratos: com flash, sem flash sob a iluminação residencial e à luz do dia. |
Retratos com luz artificial, sem flash |
Na busca de bons retratos, uma das opções é desativar a padronizada luz do flash e registrar as pessoas com a iluminação ambiente. Lembramos que para
esse tipo de fotografia é recomendável utilizar a câmera sobre tripé já
que para capturar a luz disponível ela deverá aplicar baixa velocidade do obturador, aumentando o risco de fotos tremidas.
Sob a interferência da coloração de lâmpadas residenciais, normalmente de tungstênio, as câmeras em geral tendem a produzir fotos alaranjadas. Para lidar com essa interferência os sistemas de Balanço do Branco das máquinas trazem opções predefinidas, como a Tungstênio ou, para lâmpadas frias, a Fluorescente.
|
|
|
|
Balanço do Branco automático |
|
Acima, opção Manual e abaixo, Tungstênio |
|
No caso da Fujifilm S4500,
conforme
mostram essas fotos, foi
justamente
na opção Tungstênio que
o color cast alaranjado mostrou-se mais
intenso. Bastou manter o Balanço do Branco no modo automático para “quebrar” essa tendência e obter, na nossa opinião, tonalidade bem mais agradável.
Ao selecionar o modo manual do Balanço e "bater o branco", as cores se mostraram frias em retratos ainda assim belos,
como o da direita, acima. |
|
|
|
|
Observe recortes em tamanho natural (visualização 100%) de retratos sem flash em que
mantivemos o modo automático do Balanço do Branco mas ajustamos o fator ISO. |
|
Acima, recorte de foto tirada com ISO 100 e abaixo, com ISO 400 |
|
Há alguma granulação neste tipo de foto desde o fator ISO 100, mas ela é praticamente imperceptível e o nível de detalhes bastante satisfatório, como se pode ver no primeiro recorte. O problema é que tal configuração joga lá para baixo a velocidade do obturador obrigando a modelo a permanecer imóvel ou a foto sairá borrada (e tremida, se você não utilizar tripé, conforme já dissemos). Assim, não se iluda e aplique o fator ISO 400 que permite um pouco mais de movimento à sua modelo. O ruído e a perda de detalhes ao aplicar esse fator é aparente ao examinar a foto com 100% de visualização pelo computador, mas permitem boas fotos em tamanhos reduzidos |
Retratos à luz do dia |
Fotos tiradas sem flash nem luz artificial, apenas utilizando fonte de luz natural. Nesta situação normalmente as câmeras aplicam baixos fatores da sensibilidade ISO, o que possibilita fotografar com a câmera na mão, sem medo de ser feliz. |
|
|
|
Balanço do Branco automático |
|
Balanço do Branco na opção Manual |
|
Nossa modelo foi fotografada em ambiente interno ao lado de grande janela. Apesar do tempo nublado a claridade foi suficiente para a Fuji S4500 aplicar baixos fatores ISO (no caso, fator 100, apesar dela dispor também do 64) e revelar bom nível de detalhes. Na foto da esquerda, o Balanço de Branco automático obteve tonalidades mais frias e a opção manual deste recurso resgatou, ao lado, todos os dourados desta comportadíssima loira (além do bege da parede ao fundo), como se estivéssemos em dia mais ensolarado. |
|
Recorte em tamanho natural de foto à luz do dia em que a Fuji S4500 aplicou automaticamente ISO 100 |
|
Retratos com flash |
|
O flash pop-up da Fuji S4500 alcança 7 metros e mostrou-se bastante eficiente para clarear grandes aposentos. Mas para atingir essa distância aplica ISO 800: recomendamos que você reduza manualmente o fator e se aproxime mais dos assuntos para obter fotos com menos ruído e mais detalhes. |
|
|
Um dos pontos fortes da Fujifim S4500 é o retrato com flash. Ela aplica automaticamente baixos fatores ISO (nestas fotos, fator 200) produzindo fotos com pouco ruído, alto nível de detalhes e belíssimo tom de pele. Para tanto basta você deixar tudo no automático e concentrar-se em capturar boas poses das pessoas. Quanto muito, poderá elevar um pouco o EV para forçar a câmera a produzir fotos mais claras. Aqui aplicamos EV + 0,7. |
|
|
|
|
Olhos vermelhos |
Nas mais de 20 fotos com flash tiradas de modelos vivos, não tivemos nenhuma incidência de olhos vermelhos, mesmo que a modelo desvie o olhar da câmera. Mais um ponto positivo para os retratos com flash produzidos pela Fujifilm FinePix S4500. |