Tirar belos retratos de parentes e amigos é um dos objetivos ao comprar a digital. Esta tarefa, nem sempre simples, exige que o fotógrafo saiba extrair o melhor possível da pessoa fotografada e da câmera. No que se refere à câmera, esta página irá ajudá-lo avaliando as habilidades da Fujifilm S4500 nos três tipos de retratos: com flash, sem flash sob a iluminação residencial e à luz do dia.
Na busca de bons retratos, uma das opções é desativar a padronizada luz do flash e registrar as pessoas com a iluminação ambiente. Lembramos que para esse tipo de fotografia é recomendável utilizar a câmera sobre tripé já que para capturar a luz disponível ela deverá aplicar baixa velocidade do obturador, aumentando o risco de fotos tremidas. Sob a interferência da coloração de lâmpadas residenciais, normalmente de tungstênio, as câmeras em geral tendem a produzir fotos alaranjadas. Para lidar com essa interferência os sistemas de Balanço do Branco das máquinas trazem opções predefinidas, como a Tungstênio ou, para lâmpadas frias, a Fluorescente.
Observe recortes em tamanho natural (visualização 100%) de retratos sem flash em que mantivemos o modo automático do Balanço do Branco mas ajustamos o fator ISO de sensibilidade.
Há alguma granulação neste tipo de foto desde o fator ISO 100, mas ela é praticamente imperceptível e o nível de detalhes bastante satisfatório, como se pode ver no primeiro recorte. O problema é que tal configuração joga lá para baixo a velocidade do obturador obrigando a modelo a permanecer imóvel ou a foto sairá borrada (e tremida, se você não utilizar tripé, conforme já dissemos). Assim, não se iluda e aplique o fator ISO 400 que permite um pouco mais de movimento à sua modelo. O ruído e a perda de detalhes ao aplicar esse fator é aparente ao examinar a foto com 100% de visualização pelo computador, mas permitem boas fotos em tamanhos reduzido.
Fotos tiradas sem flash nem luz artificial, apenas utilizando fonte de luz natural. Nesta situação normalmente as câmeras aplicam baixos fatores da sensibilidade ISO, o que possibilita fotografar com a câmera na mão, sem medo de ser feliz.
Nossa modelo foi fotografada em ambiente interno ao lado de grande janela. Apesar do tempo nublado a claridade foi suficiente para a Fuji S4500 aplicar automaticamente baixos fatores ISO (no caso, fator 100, apesar dela dispor também do 64) e revelar bom nível de detalhes. Na foto da esquerda, o Balanço de Branco automático obteve tonalidades mais frias e a opção manual deste recurso resgatou, ao lado, todos os dourados desta comportadíssima loira (além do bege da parede ao fundo), como se estivéssemos em dia mais ensolarado.
Nas mais de 20 fotos com flash tiradas de modelos vivos, não tivemos nenhuma incidência de olhos vermelhos, mesmo que a modelo desvie o olhar da câmera. Mais um ponto positivo para os retratos com flash produzidos pela Fujifilm FinePix S4500.