Dedicada à fotografia de qualidade semi-profissional ou mesmo profissional, a câmera digital Nikon D7100 é equipada com um dos sensores de maior resolução no universo das digitais, constituído por 24,1 megapixels. Com tal resolução você poderá imprimir pôsteres: até os recortes das suas fotos terão boas chances de gerar cópias impressas de dimensões satisfatórias.
A Nikon D7100 possui visor óptico que mostra exatamente o que será fotografado (cobertura 100%) . Sua tela LCD é de tamanho acima da média e de excepcional qualidade, mas ela não articula, o que facilitaria a captura dos ângulos mais difíceis.
Câmera de design muito confortável e de robusta construção, a Nikon D7100 herdou muitos dos recursos da sua antecessora, a Nikon D7000, e deu a vários deles considerável upgrade, conforme você poderá conferir no quadro de diferenças entre as máquinas, nesta página.
Ela inclusive adicionou novidades, como o modo de corte 1,3x que dá uma mãozinha para quem ainda não conseguiu investir em lentes de maior comprimento focal: utilizando a parte do sensor com concentração de pontos AF (que é para caprichar na nitidez) a Nikon D7100 promove um alcance extra, tanto em fotos quanto nos filmes. Fique atento apenas para o tamanho máximo das fotos produzidas por este modo: 15,6 MP.
A Nikon D7100 grava vídeos na resolução Full HD com som estéreo e dispõe de entrada para fone de ouvido, acessório que facilita monitorar o som gravado, onde quer que você esteja. Ela também aceita microfone externo, recomendável quando se deseja evitar que o filme se sujeite a interferências sonoras, como o eventual ruído ocasionado pelo mecanismo da lente.
Os vídeos são gravados à taxa de 60 frames por segundo no sistema entrelaçado e 30 frames por segundo no sistema progressivo. Se você reduzir a resolução para HD poderá gravar à taxa de 60 fps no sistema progressivo, que é o sistema mais indicado para garantir a qualidade, especialmente em filmes com muitas cenas de ação.
Além de todos os recursos que se espera deste tipo de câmera - como controle manual da exposição com modos de prioridades, foco manual, sapata para flash externo, produção de arquivos RAW, etc. - a Nikon D7100 possui interessantes funções, como a que cria imagens HDR, a que ajuda o fotógrafo a tirar fotos com enquadramento bem nivelado e a que permite programar a câmera para disparar automaticamente em intervalos de tempo predefinidos. A Nikon D7100 é alimentada por bateria recarregável inclusa.
Cores adequadamente saturadas e confiáveis, alto nível de detalhes, foco e exposição precisos, excelente atuação nas fotos noturnas, enfim, a qualidade de imagem produzida pela Nikon D7100 se traduz num pacote de satisfações. Trata-se da ferramenta certa para você retratar a realidade, seja esta banhada de luz, sombria ou aquecida pela iluminação artificial.
Projetada para entregar fotografias de nível semiprofissional ou mesmo profissional, a Nikon D7100 apresenta baixo ou nenhum ruído até o fator 1600 do ISO. A granulação aparece ao elevar o fator para 3200, mas as cores e os detalhes se mantém e se área for razoavelmente iluminada, você ainda conseguirá utilizar recortes, reduzindo ligeiramente seus tamanhos. Já a partir do fator 5600 será preciso reduzir mais as fotos para disfarçar a granulação e a suavidade dos detalhes. Ainda assim essas fotos serão bastante utilizáveis.
Não tem como se aborrecer com essa câmera! Se, por exemplo, você quiser mais detalhes nos fatores extremos do ISO, basta recorrer ao modo RAW. Se o que deseja é ver melhor o que está rolando nas áreas de brilho ou de sombra intensos, poderá aplicar o recurso D-Lighting Ativo, antes mesmo de recorrer aos efeitos impactantes do HDR. E se prefere imagens com contornos mais definidos do que é o padrão produzido pela Nikon D7100, contará com nove níveis de ajustes da nitidez no menu Picture Control.
Mas, como acontece com qualquer produto, a Nikon D7100 tem seu calcanhar de Aquiles e este, por ironia, se encontra na sua própria família: estamos falando da Nikon D5300 (para não citar também a Nikon D5200, modelo anterior), câmera digital reflex que entrega qualidade de imagem bem semelhante à da Nikon D7100 por um preço mais amigável... e ainda possui, de vantagem, tela LCD giratória (o que facilita selfies), Wi-Fi e GPS integrados.
19 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Nikon D7100
- Sensor CMOS de 24,1 MP - fotos de até 51 x 34 com qualidade profissional de impressão
- A Nikon D7100 produz fotos com ótima qualidade de imagem, reproduzindo cores confiáveis, alto nível de detalhes e agradável nitidez
- Partes em liga de magnésio e vedação que protege contra a poeira e umidade
- Enorme LCD de 3,2 polegadas e de altíssima qualidade, constituído por 1.228.800 px
- Excelente visor óptico aumenta o prazer de fotografar com a Nikon D7100
- Modo de corte 1,3x promove alcance extra ao comprimento focal, em fotos e filmes
- 51 pontos de foco (15 cruzados) com seguimento 3D de objetos em movimento
- Boa performance em assuntos de ação: tira 6 fotos por segundo no modo contínuo, ou 7 fotos por segundo na opção 1,3x
- Possui luz assistente de foco, nem sempre utilizada pelas câmeras concorrentes
- Ampla escala da exposição compensada (EV), vai de -5 a +5
- A sensibilidade ISO da Nikon D7100 atinge o fator 6400, expansível até o 25600
- O D-Lighting Ativo intensifica os detalhes nas áreas de brilho e de sombra ao fotografar
- Recurso que ajuda a manter a câmera “no prumo” para produzir imagens bem niveladas
- Processa arquivos RAW (ajustando o EV, Bal. Branco, etc.) na própria Nikon D7100
- Permite corrigir distorções ópticas e olhos vermelhos em fotos gravadas; aplicar filtros e efeitos como o Miniatura; possui a função HDR; tira fotos em intervalos predefinidos, etc.
- Grava vídeos Full HD (de até 30 minutos ou 4 GB) com som estéreo (volume ajustável) e foco continuo. A Nikon D7100 possui conector para fone de ouvido e recursos de edição
- Segundo o fabricante, produz até 950 fotos por carga da bateria recarregável inclusa
- Slots para dois cartões de memória, o que possibilita becaps, entre outras tarefas
- Em câmeras deste tipo e faixa de preço seria de se esperar que o LCD fosse articulável
- A Nikon D7100 não exibe histograma no Live View para consulta antes do clique. O recurso surge apenas na revisão das fotos gravadas pelo monitor
- Será preciso comprar lentes com estabilizador, já que a câmera não possui este recurso
- Não é possível ajustar manualmente a abertura ao filmar com a Nikon D7100
- Número de disparos por série no modo contínuo poderá prejudicar a cobertura de assuntos de ação, em especial ao fotografar no modo RAW quando a Nikon D7100 dá apenas 6 disparos por sequência
- Sem saída para TV convencional, apenas HDTV (cabo não incluso, como é o padrão)
- Função HDR mescla apenas duas fotos em vez de três como faz a maioria das câmeras
A Nikon D7100 enfrenta neste quadro sua mais forte concorrente, a Canon EOS 70D, e outras duas DSLR, a Canon EOS 700D / Canon EOS Rebel T5i e a Sony Alpha SLT-A58, câmeras de preço bem mais acessível, voltadas aos iniciantes na categoria DSLR. Observe algumas das importantes diferenças entre essas máquinas e, se estiver na dúvida de qual é a melhor para você, clique nas câmeras para saber mais sobre cada uma delas.
Comparativo entre a Nikon D7100 e a câmera que ela deverá substituir, a Nikon D7000, além de outras duas Nikon de lentes intercambiáveis, a Nikon D5200, opção bem mais acessível, e a Nikon D600, digital que exige orçamento superior ao da Nikon D7100. As quatro possuem luz assistente de foco, flash pop-up de mesma potência (nº guia 12 metros com ISO 100), escala ISO até o fator 6400 mas expansível ao 25600.
Elas utilizam bateria recarregável que as acompanha e são desprovidas de sistema de estabilizador na máquina, o que obriga a adquirir lentes com estabilizador de imagens. Observe as melhorias da Nikon D7100 em relação ao modelo anterior, como o sensor de superior resolução e a tela LCD maior e de qualidade ainda mais alta. Ela também aprimorou o sistema de foco, que apresenta 51 pontos com 15 cruzados, contra 39 pontos com 9 cruzados na câmera digital Nikon D7000 e nas outras comparadas abaixo.
No modo de fotos sequenciais, a Nikon D7100 e a Nikon D7000 são capazes de dar até 6 disparos por segundo, porém a nova câmera chega a 7 fotos por segundo, se você utilizar o modo de corte 1,3x (fotos de no máximo 15,6 megapixels de resolução). Em compensação, o limite que ela impõe no número de disparos por sequência é ainda mais severo que o da Nikon D7000 ao fotografar no modo RAW.
As melhorias se estendem à gravação de filmes: a Nikon D7100 grava na resolução Full HD ao índice de 30 fps, sistema progressivo, contra o modesto índice de 24 fps praticado pela Nikon D7000 neste mesmo sistema. Ela chega nos 60 fps, mas no modo entrelaçado, que não é o preferível, ou no modo progressivo, se você não se importar em reduzir a resolução para HD. A Nikon D7100 ainda possui microfone estéreo, entrada para fone de ouvido (o que ajuda a monitorar o som gravado), recursos inexistentes na Nikon D7000. Lembramos que ambas aceitam microfone externo opcional.