- Leve e pequena
- Sensor de 6 MP: cópias de 18 x 24 cm
- Tela LCD de 2,5 polegadas
- Macrofotografia a 6 cm dos objetos
- Criação de imagens panorâmicas
- Alcance do flash: 4 metros
- Vem com bateria e carregador
- Muito fácil de usar
- Não possui visor ocular
- Não disponibiliza ajuste do fator ISO
- Balanço do Balanço automático
- Não faz fotos sequenciais
- Sem luz assistente de foco
- Não exibe histograma
- Sem efeitos, como o Preto e Branco
- Poucas opções de tamanho e de qualidade de compressão
- Sem o flash sincronia lenta
- Memória interna: apenas 9 MB
A Olympus FE-160 é “irmã” da Olympus FE-150, máquina digital que foi exaustivamente testada pelo site. Em relação ao aspecto físico não há diferença entre esses dois modelos, assim como na respeitável qualidade de seus grandes monitores LCD de 2,5 polegadas, e ainda na facilidade com que são manuseadas, o que garante o prazer de fotografar mesmo a usuários iniciantes. A maior diferença entre elas está num megapixel de vantagem ostentado pelo sensor da Olympus FE-160 que, em conseqüência, produz fotos impressas alguns centímetros maiores (18 cm x 24 xm). Outra diferença: o fator do zoom óptico desta câmera é de 2,8x, sutilmente inferior aos 3x da sua irmã. De resto, elas compartilham dos mesmos recursos, o que faz também da Olympus FE-160 uma câmera voltada ao público que deseja apontar e disparar, em vez dos que preferem maior controle sobre a exposição.
Apesar de não termos submetido a Olympus FE-160 a nossos testes da qualidade de imagem, podemos dizer que nos testes realizados com a Olympus FE-150 a falta desses controles manuais não impediu, por exemplo, que ela registrasse belas paisagens noturnas por meio do modo Cena Noturna. Porém, como é natural em digitais dedicadas ao modo automático, há limitações nas fotos tiradas em ambientes de pouca luz, como a impossibilidade de reduzir manualmente as exposições para controlar o nível de granulação.
Ainda a respeito da qualidade da imagem, o maior número de pixels do sensor da Olympus FE-160 poderá trazer alguma diferença nos resultados, mas o que se pode adiantar é que sua similar, a Olympus FE-150, teve uma avaliação bastante positiva em nosso estudos, produzindo imagens límpidas, nítidas e ricas em detalhes, com ligeira suavidade ao aplicar o zoom, imperceptível nas cópias impressas. Produz cores vivas e bem saturadas na maioria dos cliques, apesar de tender para determinados tons dependendo da luz ambiente, em decorrência do recurso Balanço do Branco operar, assim como na Olympus FE-160, apenas no modo automático, sem disponibilizar opções selecionáveis.
Essas câmeras digitais não possuem luz assistente de foco, mas a precisão de foco mesmo em ambientes totalmente escuros observada na Olympus FE-150 leva a crer que este não será problema na versão de maior resolução desta câmara digital. Como a sua irmã, a Olympus FE-160 vem com eficiente bateria de íon de lítio e carregador... mas também com os mesmos 9 MB de memória interna que, em função de seus 6 MP, tornam ainda mais urgente a compra de um cartão para ampliar oespaço de armazenagem.
Na dúvida de qual a câmera ideal para você, veja também a análise da Olympus FE-150.