Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Sony Cyber-shot DSC-H90
  Sony Cyber-shot DSC-H90 - Frente   Sony Cyber-shot DSC-H90 - Diagonal   Sony Cyber-shot DSC-H90 - Costas
Data da análise: 11/09/2013 Analisada por  B. C. Deiró
Resolução: 16.1 megapixels
Zoom óptico: 16x
Tela de LCD: 3 polegadas
Preço: Até R$ 1.000
Fabricante: Sony
Modelo de Fevereiro, 2012

Overview
C x C
Imagem 1 - 2 - 3 - 4
Conclusão
Especs
F. Opinião
Retratos com a Sony H90
Tirar belos retratos de parentes e amigos é um dos objetivos ao comprar a digital. A tarefa, nem sempre simples, exige que o fotógrafo saiba extrair o melhor possível da pessoa fotografada e da câmera. Para ajudá-lo a conseguir bons resultados vamos dar dicas e avaliar nesta página a atuação da Sony H90 nos três tipos de retratos: com flash, sem flash sob a iluminação residencial e à luz do dia.
Retratos com luz artificial, sem flash
Nem sempre a iluminação padronizada do flash é desejável mas para desativar esse dispositivo e capturar retratos ou cenas sob luzes artificiais você deverá ter alguns cuidados. O primeiro deles refere-se à coloração da foto que, nesta situação, fica bastante vulnerável à interferência alaranjada das lâmpadas de tungstênio. Você poderá controlar essa interferência por meio do Balanço do Branco da câmera. Veja os resultados entregues pela Sony Cyber-shot DSC-H90 com as diferentes configurações do recurso.
Balanço do Branco na opção Auto Acima, opção Manual e abaixo, Tungstênio
A opção manual do recurso foi a que obteve cores mais naturais. Para aplicá-la você terá de "bater o branco", técnica que muda um pouco dependendo da câmera e é muito simples na Sony H90. Basta entrar no Menu WB, selecionar a opção "Ajuste Um Toque", colocar um papel branco na frente da câmera de forma que ele ocupe todo o quadro e dar OK. Se não houver nenhum papel branco por perto, aponte a câmera para algum objeto branco da cena. Com a Sony DSC-H90 ou com qualquer outra câmera será muito útil você se acostumar a utilizar o Bal. do Branco manual, especialmente se pretende desativar o flash ao fotografar sob luzes artificiais.
Como se pode observar, a Sony H90 produziu bons resultados, ligeiramente mais aquecidos, mesmo no modo automático do Balanço. Já a opção Tungstênio poderá produzir cast mais alaranjado que o ideal.
Outro cuidado nas fotos sob luzes que nem sempre produzem iluminação da mesma potência que a do flash, é em relação ao fator ISO versus a velocidade do obturador. Você conseguirá foto mais límpida, menos granulação, se reduzir manualmente o fator ISO, porém, para compensar a câmera irá reduzir a velocidade do obturador, conclusão, sua foto poderá sair tremida ou borrada. Evitar que saia tremida é fácil: basta fixar a câmera sobre tripé ou usar um apoio. Mas para evitar que saia borrada sua modelo terá de permanecer praticamente imóvel. Assim, se ela não for muito bem comportada, será preferível elevar o ISO e, para disfarçar a granulação, condicionar-se a cópias menores quando tirar esse tipo de foto.
Acima, recorte de foto tirada com ISO 80 e abaixo, com ISO 400
No fator ISO 80 a Sony H90 produziu bom nível de detalhes e definição, mas para modelos em movimento você terá de elevar o fator. No fator 400 a foto sai granulada, mas sua modelo poderá ficar à vontade para se mover. O nível de ruído produzido pela Sony H90 nesse fator está dentro do padrão entre as concorrentes.
Retratos à luz do dia
Teste realizado sem flash nem luz artificial, em dia claro, ambiente interno, modelo posicionada ao lado de janela. A Sony H90 aplicou automaticamente o mais baixo fator ISO (80) e produziu belos retratos. O recurso Detecção de Face mostrou-se bastante eficaz, assim como o Tracking Foco que segue o rosto que se move no enquadramento.
Balanço do Branco na opção Auto Acima, opção Manual e abaixo, Nublado
Também aqui você poderá observar diferentes colorações dependendo do Balanço do Branco aplicado. Ao contrário do que vimos ao fotografar sob luzes artificiais sem flash, nesse tipo de situação a opção automática do recurso é que produziu colorido mais realista, mas um pouco frio. Na configuração manual o resultado foi bem mais “aquecido”. Nem quente nem frio, o retrato produzido com a predefinição "Nublado" do Balanço do Branco (à direita) também poderá ser uma boa opção.
Veja abaixo detalhe em tamanho natural do retrato à luz do dia tirado com Balanço do Branco na predefinição Nublado. Nitidez e colorido excelentes, nível de detalhes satisfatório para câmera da categoria da Sony H90.
Sinal desses tempos em que os fabricantes exageram na quantidade de megapixels, espremidos em pequenos sensores: texturas lisas como a da pele mostram discreta granulação, apesar da câmera ter aplicado seu mais baixo fator ISO (80).
Por curiosidade, comparamos recortes de fotos feitas à luz do dia pela Sony Cyber-shot DSC-H90 e a Canon PowerShot G12, digital que avaliamos no começo do ano. Para esta comparação utilizamos o retrato da Sony H90 feito com o Bal. do Branco automático cuja coloração ficou mais próxima à desta foto da Canon.
Recorte de foto com a Canon G12 Recorte de foto com a Sony H90
Conforme o esperado, a Canon G12, câmera de preço três a quatro vezes superior ao da Sony H90, revela maior nível de detalhes, o que se pode observar não apenas na reprodução"fio por fio" da franja como também na região dos cílios. Mas o consolo para os proprietários da Sony H90 não se limita ao modesto investimento empregado: o nível de detalhes produzido pela Sony H90 é bastante decente para uma câmera de sua categoria e suficiente para grandes ampliações.
 Retratos com flash
Basta deixar o flash pop-up da Sony H90 ativado para que ele automaticamente se erga em situações de pouca luz e produza excelente iluminação nos retratos. O alcance do flash é de 3,7 m, o suficiente para fotos sociais em ambientes de pequeno a médio porte. Lembre-se apenas que ao aplicar o zoom o alcance reduz para 2,10 m e será necessário no mínimo 1,20 m de distância entre a câmera e a pessoa para a Sony H90 conseguir focar. Conclusão: você terá de se conter nos 90 cm existentes entre essas duas distâncias ao aplicar zoom nos retratos.
A câmera não disponibiliza opção predefinida  do Bal. do Branco para fotos com flash nem escala EV (que permite alterar a exposição) dedicada ao uso do flash, mas nada disso fez falta. Os retratos são bem luminosos, com colorido natural e atraente. A Detecção de Face (inclusive com Rastreamento) é sempre muito útil. Na maior parte das situações a Sony H90 aplica o fator de ISO 400 com o flash, o que produz alguma granulação, mas sem comprometer o tamanho das ampliações. À direita, recorte em tamanho natural.
Olhos vermelhos
Em mais de 20 fotos de pessoas olhando para diferentes direções, não tivemos nenhuma ocorrência do desagradável efeito de olhos vermelhos provocado pela luz do flash. No caso dele ocorrer, bastam alguns cliques com a foto ainda dentro da câmera para você se livrar desse inconveniente, graças ao recurso "Correção de Olhos Vermelhos", disponibilizado pela Sony Cyber-shot DSC-H90.


Voltar: página Imagem-1 . . . Próxima página: Imagem-3

Entre em contato com o site para indicar a URL de suas fotos tiradas com a
Sony Cyber-shot DSC-H90 e colaborar na criação desta Galeria dos Usuários

Página de Especificações da Sony Cyber-shot DSC-H90

Fórum de Opinião: o que os usuários da Sony Cyber-shot DSC-H90
revelam sobre ela... E se você já utiliza esta digital, dê também a sua opinião
Ir ao Topo
 
   
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2017    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados