O uso adequado do zoom digital
Artigo de B. C. Deiró

O zoom digital é motivo de frustração para usuários que, mal orientados, compram câmeras iludidos com seu fator de multiplicação, como se ele possuísse os mesmos poderes de aproximar visualmente os assuntos que o zoom óptico. Quando usado para esse fim, tudo o que ele faz é comprometer a qualidade das imagens.

Dois recortes iguais, canga colorida com inscrições, na areia da praia: mais nitidez na da esquerda

As imagens acima simulam a diferença entre a imagem conseguida por meio do zoom óptico, à esquerda, e o zoom digital, à direita. A nitidez e definição em detalhes finos, como nas inscrições do tecido acima, normalmente se perdem através do zoom digital. O prejuízo pode ainda ser maior, conforme se aumenta o fator de multiplicação digitalmente aplicado.

Há duas situações em que o zoom digital pode ser útil. A primeira é quando a câmera está praticamente sem espaço de armazenagem disponível e você precisa tirar mais fotos. Em vez de fotografar uma imagem maior para depois fazer recortes, enquadre a parte do assunto que interessa mesmo que utilizando o zoom digital mas, neste caso, tenha o cuidado de reduzir a resolução da imagem de acordo com o fator de multiplicação aplicado.

Lembre-se: a aproximação exibida pelo monitor de LCD quando você usa o zoom digital é falsa, tanto que não é vista pelo visor ocular, pois este mostra a cena real e o zoom digital é efeito do software que está dentro da câmera. Já o zoom óptico é resultado do arranjo das lentes que, de fato, aproxima visualmente o assunto, trazendo mais detalhes. O digital apenas amplia a parte da imagem que você teve a impressão de aproximar, e corta todo o resto.

Por isso, se você não reduzir a resolução como indicamos, o efeito será o mesmo que ampliar uma imagem além do recomendável: a foto original será submetida a um sistema de interpolação que a deteriora de forma irreversível e visível até em ampliações menores. Pior, sem reduzir a resolução você não se beneficiará daquela que é a única vantagem do procedimento sugerido: economizar espaço na memória da câmera ou no cartão.

A outra situação em que o zoom digital deve ser eleito também se relaciona a situações emergenciais: quando você precisa a todo custo ampliar determinado ângulo da cena (como para capturar um rostinho perdido na multidão) e está conformado em trocar tamanho por qualidade. A ampliação processada dentro das digitais costuma trazer melhores resultados do que se você levar para casa uma imagem menor e aumentar seu tamanho por meio de programas gráficos. Então, componha o quadro com o zoom digital, aplique a resolução que julgar necessária... e boa sorte!