Zoom é a capacidade da câmera aproximar visualmente o assunto. Na fotografia digital existem dois tipos de zoom, o óptico e o digital. O óptico tem o mesmo efeito que vemos nas máquinas fotográficas analógicas: por meio do sistema de lentes ele aproxima a imagem e nos permite identificar detalhes que nossos olhos não alcançam naturalmente, como por exemplo o nome da rua em placa fotografada há dezenas de metros de distância.
Já o zoom digital é produzido pelo software interno da câmera. Ele simula a aproximação dos assuntos mas na verdade apenas amplia a parte da imagem que passa a preencher toda a tela de cristal líquido. Nada é de fato aproximado e nenhum detalhe acrescentado aos que foram capturados antes de se iniciar sua aplicação. Assim, este zoom irá aumentar o tamanho da placa de rua do parágrafo anterior, mas seu conteúdo continuará indecifrável. E quanto mais você elevar o fator do zoom digital, mais a imagem vai se deteriorar.


Observe essas fotos acima, tiradas à mesma distância com zoom 15x, totalmente óptico na câmera que capturou a foto da esquerda, e obtido por zoom óptico 3x e digital 5x, na da direita. Diferenças de cores à parte (os sobrados foram pintados, um de branco e outro de amarelo, no intervalo de tempo entre essas fotos), repare que mesmo nessas imagens em que reduzimos muito o tamanho original, a perda de detalhes é evidente na foto com o zoom digital (à direita).


Examinamos na visibilidade 100% recortes da varanda do primeiro sobradinho de cada uma dessas fotos. Compare os detalhes obtidos à esquerda, foto com zoom óptico, e à direita, onde entramos na escala do zoom digital. Algumas câmeras conseguem melhores resultados mas, normalmente, reduzindo o fator de ampliação do digital.


Nos recortes acima, detalhe do rótulo de garrafa que, na imagem à esquerda, foi aproximada por meio do zoom óptico. A seu lado, a aproximação foi conseguida por meio de interpolação semelhante a aplicada pelo zoom digital nas digitais. Repare na perda de qualidade, mais evidente nas inscrições menores que se tornaram quase indecifráveis, à direita.
Tudo isso mostra que para capturar detalhes distantes, caso não seja possível contar com o zoom óptico, o melhor é aproximar-se fisicamente do assunto, caminhando o mais que puder em sua direção. Entretanto, quando não confundido nem aplicado como se dotado dos poderes do óptico, o zoom digital é um importante recurso das câmeras da nova era. Devidamente empregado, torna-se útil ao fotógrafo, capaz de produzir satisfatórios resultados.
"Dicas: o uso adequado do zoom digital"