A câmera digital Fujifilm FinePix HS20EXR se saiu muito bem neste teste em que fotografamos sob luz natural ou sob luz artificial que simula a natural. Produziu cores confiáveis, vibrantes e bem saturadas no modo automático do Balanço do Branco, mas também gostamos do resultado, em que "batemos o branco", ou seja, aplicamos o modo manual deste recurso para obter tons um pouco mais aquecidos.
Acima, tons vibrantes e ainda assim bem próximos do real ao fotografar na configuração automática do Balanço do Branco. Confira abaixo o cast ligeiramente aquecido ao aplicar o modo manual do recurso.
Neste teste com carretéis confirmamos, além das cores, informações obtidas nos gráficos sobre a gama dinâmica e o nível de detalhes. As câmeras ficam sob as mesmas condições de luz e posição que, distante dos carretéis, aumenta sua dificuldade em capturar detalhes.
A Fujifilm HS20EXR sucumbiu aos tons muito escuros, como o azulmarinho acima (entre o rosa e o ocre) que é quase preto, mas na foto abaixo passou alguma informação sobre o branco puro e, na outra ponta, tons de chumbo próximos ao preto extremo, conforme mostram os recotes com 100% de visualização.
Ao navegar nos 16 megapixels desta paisagem, encontramos satisfatória nitidez e nível de detalhes (a distorção dos edifícios é assunto da próxima página), apesar da tendência ao monocromático. O mais impressionante se revela, em cores e detalhes, ao aplicar o zoom óptico que aproxima 30x os assuntos.
À esquerda, foto reduzida da paisagem fotografada sem zoom na resolução máxima. A área indicada em amarelo foi recortada e exibida em tamanho natural, à direita. Por sua vez, sem tirar a câmera do tripé, aplicamos o zoom aproximando 30x a área indicada em azul. Observe o resultado, no recorte abaixo.
Perceba que é possível identificar a marca do molho sobre a mesa, e ela está a um quarteirão da câmera (mais de 100 m). Lembramos que apesar da Fuji HS20EXR ser equipada com eficiente estabilizador, para conseguir fotos nítidas nos altos fatores do zoom é recomendável o uso de tripé porque o mais sutil tremor da câmera será registrado na foto.