Boa notícia: nos testes com modelos humanos a Fujifilm FinePix HS20EXR produziu baixa incidência de olhos vermelhos.
É possível selecionar o fator máximo do ISO a ser utilizado pela câmera: 400, 800, 1600 ou 3200. Câmera sobre tripé, escolhemos o fator 400 para todas essas fotos. Como resultado obtivemos imagens quase sem ruído e ligeiramente suaves, ainda assim preservando finos detalhes, conforme mostra o close abaixo. Para evitar imagens borradas, lembramos que ao retratar pessoas não tão bem comportadas quanto nossa modelo será preciso elevar um pouco o ISO e pedir que fiquem imóveis durante o disparo sem flash.
A Fujifilm HS20EXR mantém bom nível de detalhes e cores bem saturadas até o fator 400 da sensibilidade ISO em imagens JPEG. Certamente, fotos de assunto em movimento ou sob iluminação menos farta que requerem ISO 800 também produzirão boas cópias impressas, se você não exagerar em seus tamanhos. As imagens tornam-se mais mais suaves e a perda de detalhes evidentes nos fatores 1600 e 3200, que devem ser evitados sempre que possível.
No modo RAW as fotos não recebem na câmera o processamento que, para reduzir a granulação, elimina junto os detalhes mais delicados. Por isso, essas imagens conservam os detalhes e a saturação das cores. O fotógrafo poderá editá-las por meio de programas gráficos, reduzindo manualmente a granulação, de forma a preservar os detalhes que deseja.
Os detalhes são mais impressionantes na foto sem zoom e a nitidez menos cortante ao aplicar o zoom máximo. Mas você não notará diferença nas imagens reduzidas para caber na tela dos computadores (ou TV), nem nas fotos impressas nos tamanhos recomendáveis para a resolução do sensor da máquina.
Notamos baixa incidência de distorções como purple fringing nas fotos tiradas pela Fuji FinePix HS20 EXR. A distorção geométrica do tipo barril é evidente, conforme você deve ter observado na paisagem exibida da página anterior: os prédios encurvam para o centro da foto. Mais notada em paisagens com edifícios nas margens direita e esquerda do quadro (como a do teste), essa distorção é comum em câmeras com lente de ângulo largo, especialmente no caso da Fujifilm HS20EXR, que ostenta um dos ângulos mais largos encontrados nas digitais atualmente: 24 mm (equiv.).