Fujifilm FinePix HS20EXR
14 de dezembro, 2011 | B. C. Deiró
Retratos com e sem flash
Retrato sem flash com a Fuji HS20EXR, manequim de cabelo loiro comprido, fundo azul
Bal. do Branco Incandescente
Mesmo enquadramento, coloração alterada ao aplicar o Bal. do Branco manual
Bal. do Branco Manual
Ainda o mesmo enquadramento, sob o efeito do flash embutido da Fuji HS20EXR
Nos retratos acima, tirados com luz residencial sem flash, obtivemos melhores resultados ao aplicar o Balanço do Branco Incandescente, apesar dele produzir cast um pouco alaranjado. O modo manual do recurso beneficiou o colorido das fotos em outras situações, mas sob luzes de tungstênio produziu tom frio, a foto ficou rosada e a pele pálida. Ao lado, com flash, o colorido da pele se aproximou bastante do real.

Boa notícia: nos testes com modelos humanos a Fujifilm FinePix HS20EXR produziu baixa incidência de olhos vermelhos.

É possível selecionar o fator máximo do ISO a ser utilizado pela câmera: 400, 800, 1600 ou 3200. Câmera sobre tripé, escolhemos o fator 400 para todas essas fotos. Como resultado obtivemos imagens quase sem ruído e ligeiramente suaves, ainda assim preservando finos detalhes, conforme mostra o close abaixo. Para evitar imagens borradas, lembramos que ao retratar pessoas não tão bem comportadas quanto nossa modelo será preciso elevar um pouco o ISO e pedir que fiquem imóveis durante o disparo sem flash.

Detalhe tamanho natural, região de lábios e cabelo da manequim, sem flash, ISO 400
Nível de ruído, JPEG e RAW

A Fujifilm HS20EXR mantém bom nível de detalhes e cores bem saturadas até o fator 400 da sensibilidade ISO em imagens JPEG. Certamente, fotos de assunto em movimento ou sob iluminação menos farta que requerem ISO 800 também produzirão boas cópias impressas, se você não exagerar em seus tamanhos. As imagens tornam-se mais mais suaves e a perda de detalhes evidentes nos fatores 1600 e 3200, que devem ser evitados sempre que possível.

Lombada de livros com inscrições, teste nível de ruído produzido pela Fuji HS20EXR com ISO 100 a 3200
Recortes (visualização 100%) de fotos tiradas nos diversos fatores ISO (JPEG e RAW)

No modo RAW as fotos não recebem na câmera o processamento que, para reduzir a granulação, elimina junto os detalhes mais delicados. Por isso, essas imagens conservam os detalhes e a saturação das cores. O fotógrafo poderá editá-las por meio de programas gráficos, reduzindo manualmente a granulação, de forma a preservar os detalhes que deseja.

Dois recortes, lombadas, ISO 6400 e 12800, 100% de visualização mostra intenso ruído
A câmera ainda disponibiliza os fatores ISO 6400 e 12800 para fotos de até 8 e 4 MP, respectivamente, mas os resultados são terríveis, como se pode constatar à direita. Não é possível contar com o socorro do modo RAW nesses fatores que, portanto, devem ser evitados a todo custo.
Nitidez: ângulo largo x telefoto
Vasos com flores e plantas, teste de nitidez no ângulo largo e do telefoto
Observe a nitidez e o nível de detalhes deste detalhe, recortado de fotos de 16 MP. À esquerda, a Fuji FinePix HS20EXR fotografou próxima ao vaso, sem zoom, do lado wide (largo) de sua lente. Em seguida nos afastamos do assunto e capturamos o mesmo enquadramento por meio do zoom de sua lente que aproxima 30x os assuntos.
Detalhe de flor, recorte tamanho natural, foto no ângulo largo da lente da Fuji HS20EXR
Captura sem zoom
Detalhe de flor, recorte tamanho natural, foto tirada com zoom 30x
Com zoom 30x

Os detalhes são mais impressionantes na foto sem zoom e a nitidez menos cortante ao aplicar o zoom máximo. Mas você não notará diferença nas imagens reduzidas para caber na tela dos computadores (ou TV), nem nas fotos impressas nos tamanhos recomendáveis para a resolução do sensor da máquina.

Purple fringing e outras distorções

Notamos baixa incidência de distorções como purple fringing nas fotos tiradas pela Fuji FinePix HS20 EXR. A distorção geométrica do tipo barril é evidente, conforme você deve ter observado na paisagem exibida da página anterior: os prédios encurvam para o centro da foto. Mais notada em paisagens com edifícios nas margens direita e esquerda do quadro (como a do teste), essa distorção é comum em câmeras com lente de ângulo largo, especialmente no caso da Fujifilm HS20EXR, que ostenta um dos ângulos mais largos encontrados nas digitais atualmente: 24 mm (equiv.).

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