A Fuji S1000fd é pequena e leve para uma câmera digital de uso avançado capaz de ampliar até 12 vezes os assuntos, o que torna agradável passear com ela fotografando a cidade. Além dos diferenciais relacionados em Prós, possui grande parte do que se espera de uma câmera de seu padrão, como sensor de 10 megapixels, controle total da exposição com prioridades da abertura e velocidade, monitor LCD de 2,7 polegadas (alta resolução), visor eletrônico pequeno mas nítido. É ainda recheada de comandos automáticos que permitem apontar e disparar, quando se deseja que ela faça todo o resto.
Conforme você poderá observar nos resultados dos testes que realizamos com a Fujifilm S1000fd, a câmera produz boa qualidade de imagem no geral, com foco e exposição precisos, satisfatório nível de detalhes e colorido vibrante, apesar da equivocada interpretação de alguns tons de verde que poderão prejudicar fotos de vistas arborizadas. A eficiente atuação de seu flash dará plenos poderes ao fotógrafo num raio de quase 9 metros nos eventos noturnos, além de produzir elogiáveis retratos. Também ficamos muito bem impressionados com a imagem de seus videoclipes, superior à que temos visto em câmeras concorrentes.
Do lado negativo, o nível de ruído vai fazer você fugir do fator de sensibilidade ISO 400, como tem acontecido com a maioria das câmeras digitais. A falta do estabilizador agrava a necessidade de se apoiar a câmera sobre tripé conforme se reduz a luz ambiente, ou ao aplicar o zoom. Como ela se dirige a fotógrafos avançados e esses, acreditamos, são mais predispostos a levar o tripé debaixo do braço, não é a falta do estabilizador o mais nos preocupa, mas a performance da FinePix S1000fd que poderá impacientar os mais afoitos. Se não é o seu caso, esta câmera poderá ser uma boa opção a preço atualmente mais amigável do que o normalmente praticado em câmeras de sua classe.
Observe nas páginas Imagem 1 e 2 deste review a atuação da Fujifilm FinePix S1000fd nos nossos testes à luz do dia e em fotos noturnas, com luz artificial, no ângulo largo e no extremo do telefoto de sua lente, com ou sem flash, na macrofotografia, etc.
A câmera digital Fujifilm S1000fd revelou modesta performance, com destaque apenas para a boa variedade de modos sequênciais que atingem 7,5 fotos de 2 MP por segundo. O índice no modo sem limite de tamanho das fotos nem no número de disparos por série é de 1 foto por segundo, mas com ajuste do foco e da exposição a cada clique.
Nas fotos sem zoom e com o meio-disparo, observamos atraso do obturador em torno de 0:28 segundo, ligeramente acima da média. Mas a maior preocupação refere-se ao intervalo de aprox. 5 segundos entre as fotos, chegando a 10 quando acionamos o flash.
A câmera está pronta para fotografar em aprox. 4 segundos após o power ser pressionado.
- Zoom óptico aproxima 12 vezes os assuntos (equiv. 33 mm - 396 mm), fator de multiplicação acima da média, mesmo em câmeras avançadas
- Está entre as menos volumosas e mais leves digitais de sua categoria com alto zoom
- Produz boa qualidade de imagem no geral, com cores vibrantes e eficiente exposição
- Baixo índice de distorções como suavidade nas bordas e purple fringing
- Permite direcionar o foco por meio de teclas de direção
- Estreita aproximação do objeto na macrofotografia: 2 cm
- Flash pop-up de longo alcance: 8,7 metros. Com zoom chega a 4,8 metros
- Correção automática de olhos vermelhos ou pelo monitor em fotos gravadas
- Criação de imagens panorâmicas, une até 3 fotos na própria câmera
- Modos sequênciais com índices de 0,7 a 7,5 fps deverão atender diferentes necessidades
- Grava vídeos de até 2GB; aprox. 40 minutos (VGA, 30 fps). Não altera o zoom óptico
- Função que exibe as 3 últimas fotos ao lado da imagem ao vivo facilita novas composições
- Destaca áreas “estouradas” na revisão de fotos gravadas para alertar o fotógrafo
- Econômica, tira aprox. 500 fotos com baterias recarregáveis (NiMH), segundo a Fujifilm
- Preço no limite inferior de sua faixa, abaixo da média para câmeras deste padrão
- Não é equipada com estabilizador óptico
- Alto nível de ruído, se intensifica a partir do fator 400
- No geral, performance mais lenta que a média em câmeras avançadas (veja abaixo)
- Não especifica pelo visor o fator aplicado do zoom óptico
- Não disponibiliza ajuste do contraste e saturação, apenas da nitidez
- Desprovida de controle para ajuste de dioptrias
- O flash pop-up não salta automaticamente
- Espaço de apenas 24 MB na memória interna torna urgente a compra de cartão
- Outros: sem o efeito Sépia, comum em digitais; não produz arquivos RAW; não aceita lentes de conversão; sem sincronismo para unidade de flash externo; a impressão de data nas fotos (recurso útil para alguns fotógrafos) só é feita por meio do DPOF
38 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Fujifilm FinePix S1000fd