O modo Super Macro permite fotos a 2 cm do assunto, o que corresponde a uma área de aprox. 4,8 cm x 3,4 cm. As imagens têm colorido vibrante, são bem expostas, ricas em detalhes. Como costuma acontecer em fotos a tão curta distância, distorções como purple fringing tornam-se mais presentes, mas não deverão comprometer a boa qualidade geral das imagens impressas. Moderada distorção do tipo barril.
É possível conseguir macros impressionantes com a S1000fd a 2 cm do assunto, apesar da dificuldade de se iluminar fotos a tão curta distância em que a própria objetiva impede a entrada da luz. À direita, em tamanho original, o minúsculo detalhe marcado à esquerda entre os cordões de pequenas contas.
A maior parte das fotos são adequadamente expostas e dificilmente você precisará repetir a foto alterando o valor do EV. Imagens bem contrastadas reduzem a necessidade dos usuais ajustes fora da câmera. Entretanto, algumas sombras mais duras poderão comprometer o nível de detalhes. Assim como, devido também a limitações de sua gama dinâmica, há uma tendência em estourar áreas de realce.
Examinando a imagem com 100% de visualização, nota-se a ação do redutor de ruído desde os baixos fatores, mas é a partir do fator ISO 400 que o ruído e a suavidade dos detalhes poderão comprometer o tamanho das cópias impressas. O fator 3200 é bastante granuloso e só disponível para fotos de até 3 MP, por isso não consta abaixo, recortes de fotos na mais alta resolução e qualidade (10M F).
. Eficiente sistema de foco de margem à margem em fotos no ângulo largo. Suavidade nas bordas visível apenas na macrofotografia, onde ainda assim apresenta-se abaixo da média, e em nível moderado nas fotos nos altos fatores do zoom óptico.
. Moderada distorção geométrica tipo barril em fotos tiradas no ângulo largo.
. A lente da Fuji S1000fd controla admiravelmente a ocorrência de distorções como purple fringing e produziu um dos melhores resultados no teste exibido abaixo, em que muitas câmeras criam contorno roxeado na área de contraste em destaque
Ficamos muito bem impressionados com a qualidade visual dos videoclipes gravados pela Fuji S1000fd. A imagem flue com naturalidade, é nítida, praticamente livre de granulação, e com colorido natural. O zoom óptico deve ser aplicado antes da filmagem.