Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Fujifilm FinePix S1000fd
Fujifilm FinePix S1000fd   Fujifilm FinePix S1000fd
Data da análise: 18/5/2009 Analisada por  B. C. Deiró
Resolução: 10 megapixels
Zoom óptico: 12x
Tela de LCD: 2,7 polegadas
Preço: R$ 1.000 a R$ 1.700
Fabricante: Fujifilm
Modelo de Setembro, 2008

Overview
Imagem 1 - 2
Conclusão
Especs
Galeria
F. Opinião
Macrofotografia
O modo Super Macro permite fotos a 2 cm do assunto, o que corresponde a uma área de aprox. 4,8 cm x 3,4 cm. As imagens têm colorido vibrante, são bem expostas, ricas em detalhes. Como costuma acontecer em fotos a tão curta distância, distorções como purple fringing tornam-se mais presentes, mas não deverão comprometer a boa qualidade geral das imagens impressas. Moderada distorção do tipo barril.
É possível conseguir macros impressionantes com a S1000fd a 2 cm do assunto, apesar da dificuldade de se iluminar fotos a tão curta distância em que a própria objetiva impede a entrada da luz. À direita, em tamanho original, o minúsculo detalhe marcado à esquerda entre os cordões de pequenas contas.
Nitidez e nível de detalhes
A Fujifilm FinePix S1000fd produz nível de detalhes que justifica os 10 megapixels de seu sensor e surpreende ao aproximar 12x os assuntos por meio de seu zoom óptico.
As imagens mostram-se satisfatoriamente nítidas, apenas um pouco mais suaves no telefoto, como se pode perceber nos recortes abaixo, retirados do centro de fotos com e sem zoom que focaram o mesmo ponto, sob mesma iluminação. Encontramos sinais de supernitidez, efeito conseguido por meio de processo digital que reforça alguns contornos.
Recorte de foto com zoom 12x, a 3 m do vaso Sem zoom, mesmo assunto a 60 cm de distância
Exposição precisa
A maior parte das fotos são adequadamente expostas e dificilmente você precisará repetir a foto alterando o valor do EV. Imagens bem contrastadas reduzem a necessidade dos usuais ajustes fora da câmera. Entretanto, algumas sombras mais duras poderão comprometer o nível de detalhes. Assim como, devido também a limitações de sua gama dinâmica, há uma tendência em estourar áreas de realce.
Nível de ruído
Examinando a imagem com 100% de visualização, nota-se a ação do redutor de ruído desde os baixos fatores, mas é a partir do fator ISO 400 que o ruído e a suavidade dos detalhes poderão comprometer o tamanho das cópias impressas. O fator 3200 é bastante granuloso e só disponível para fotos de até 3 MP, por isso não consta abaixo, recortes de fotos na mais alta resolução e qualidade (10M F).
Bom controle de distorções cromáticas e geométricas
. Eficiente sistema de foco de margem à margem em fotos no ângulo largo. Suavidade nas bordas visível apenas na macrofotografia, onde ainda assim apresenta-se abaixo da média, e em nível moderado nas fotos nos altos fatores do zoom óptico.
. Moderada distorção geométrica tipo barril em fotos tiradas no ângulo largo.
. A lente da Fuji S1000fd controla admiravelmente a ocorrência de distorções como purple fringing e produziu um dos melhores resultados no teste exibido abaixo, em que muitas câmeras criam contorno roxeado na área de contraste em destaque
Videoclipes de qualidade superior
Ficamos muito bem impressionados com a qualidade visual dos clipes gravados pela Fuji S1000fd. A imagem flue com naturalidade, é nítida, praticamente livre de granulação, e com colorido natural. O zoom óptico deve ser aplicado antes da filmagem.
Conclusão
B. C. Deiró             
A Fuji S1000fd é pequena e leve para uma câmera digital de uso avançado capaz de ampliar até 12 vezes os assuntos, o que torna agradável passear com ela fotografando a cidade. Além dos diferenciais relacionados em Prós, possui grande parte do que se espera de uma câmera de seu padrão, como sensor de 10 megapixels, controle total da exposição com prioridades da abertura e velocidade, monitor LCD de 2,7 polegadas (alta resolução), visor eletrônico pequeno mas nítido. É ainda recheada de comandos automáticos que permitem apontar e disparar, quando se deseja que ela faça todo o resto.
Produz boa qualidade de imagem no geral, com foco e exposição precisos, satisfatório nível de detalhes e colorido vibrante, apesar da equivocada interpretação de alguns tons de verde que poderão prejudicar fotos de vistas arborizadas. A eficiente atuação de seu flash dará plenos poderes ao fotógrafo num raio de quase 9 metros nos eventos noturnos, além de produzir elogiáveis retratos. Também ficamos muito bem impressionados com a imagem de seus videoclipes, superior à que temos visto em câmeras concorrentes.
Do lado negativo, o nível de ruído vai fazer você fugir do fator de sensibilidade ISO 400, como tem acontecido com a maioria das câmeras digitais. A falta do estabilizador agrava a necessidade de se apoiar a câmera sobre tripé conforme se reduz a luz ambiente, ou ao aplicar o zoom. Como ela se dirige a fotógrafos avançados e esses, acreditamos, são mais predispostos a levar o tripé debaixo do braço, não é a falta do estabilizador o mais nos preocupa, mas a performance da FinePix S1000fd que poderá impacientar os mais afoitos. Se não é o seu caso, esta câmera poderá ser uma boa opção a preço atualmente mais amigável do que o normalmente praticado em câmeras de sua classe.


Voltar para a página Imagem-1

Galeria dos Usuários da Fujifilm FinePix S1000fd: 38 fotos
para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida

Fórum de Opinião: o que os usuários da Fujifilm FinePix S1000fd
revelam sobre ela... E se você já utiliza esta digital, dê também a sua opinião

Página de Especificações da Fujifilm FinePix S1000fd
Ir ao Topo
 
   
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2017    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados