Fujifilm FinePix S1000fd
18 de maio, 2009 | B. C. Deiró
Macrofotografia

O modo Super Macro permite fotos a 2 cm do assunto, o que corresponde a uma área de aprox. 4,8 cm x 3,4 cm. As imagens têm colorido vibrante, são bem expostas, ricas em detalhes. Como costuma acontecer em fotos a tão curta distância, distorções como purple fringing tornam-se mais presentes, mas não deverão comprometer a boa qualidade geral das imagens impressas. Moderada distorção do tipo barril.

Colares de contas rosadas, teste da macrofotografia produzida pela Fuji S1000fd
Detalhe de conta, visualização 100%, para avaliar a qualidade da imagem

É possível conseguir macros impressionantes com a S1000fd a 2 cm do assunto, apesar da dificuldade de se iluminar fotos a tão curta distância em que a própria objetiva impede a entrada da luz. À direita, em tamanho original, o minúsculo detalhe marcado à esquerda entre os cordões de pequenas contas.

Nitidez e detalhes
Vaso com flores e plantas, teste de nitidez com a Fuji S1000fd: ângulo largo x telefoto
A Fujifilm FinePix S1000fd produz nível de detalhes que justifica os 10 megapixels de seu sensor e surpreende ao aproximar 12x os assuntos por meio de seu zoom óptico. As imagens mostram-se satisfatoriamente nítidas, apenas um pouco mais suaves no telefoto, como se pode perceber nos recortes abaixo, retirados do centro de fotos com e sem zoom que focaram o mesmo ponto, sob mesma iluminação. Encontramos sinais de supernitidez, efeito conseguido por meio de processo digital que reforça alguns contornos.
Detalhe de flor, recorte tamanho natural, teste da Fuji S1000fd no telefoto
Zoom 12x, a 3 m
Detalhe de flor, recorte tamanho natural, foto no ângulo largo da lente da Fuji S1000fd
Sem zoom, a 60 cm
Exposição precisa

A maior parte das fotos são adequadamente expostas e dificilmente você precisará repetir a foto alterando o valor do EV. Imagens bem contrastadas reduzem a necessidade dos usuais ajustes fora da câmera. Entretanto, algumas sombras mais duras poderão comprometer o nível de detalhes. Assim como, devido também a limitações de sua gama dinâmica, há uma tendência em estourar áreas de realce.

Nível de ruído

Examinando a imagem com 100% de visualização, nota-se a ação do redutor de ruído desde os baixos fatores, mas é a partir do fator ISO 400 que o ruído e a suavidade dos detalhes poderão comprometer o tamanho das cópias impressas. O fator 3200 é bastante granuloso e só disponível para fotos de até 3 MP, por isso não consta abaixo, recortes de fotos na mais alta resolução e qualidade (10M F).

Lápis coloridos: teste do nível de ruído produzido pela Fujifilm S1000fd com ISO 64 a 1600
Distorção cromática e geométrica

. Eficiente sistema de foco de margem à margem em fotos no ângulo largo. Suavidade nas bordas visível apenas na macrofotografia, onde ainda assim apresenta-se abaixo da média, e em nível moderado nas fotos nos altos fatores do zoom óptico.

. Moderada distorção geométrica tipo barril em fotos tiradas no ângulo largo.

. A lente da Fuji S1000fd controla admiravelmente a ocorrência de distorções como purple fringing e produziu um dos melhores resultados no teste exibido abaixo, em que muitas câmeras criam contorno roxeado na área de contraste em destaque

Sala de jantar contra luz e recorte na visualização 100%: teste de purple fringing, Fuji S1000fd
Filmagem

Ficamos muito bem impressionados com a qualidade visual dos videoclipes gravados pela Fuji S1000fd. A imagem flue com naturalidade, é nítida, praticamente livre de granulação, e com colorido natural. O zoom óptico deve ser aplicado antes da filmagem.

Review dos Leitores