Câmera mirrorless versátil e fácil de usar, a Canon EOS R10 foi projetada para fotógrafos de nível intermediário e criadores de conteúdo que desejam um equipamento compacto e leve para produções externas, sem abrir mão dos recursos avançados das câmeras mais robustas e, importante, sem gastar muito.
É a primeira digital nesta faixa de preço a produzir filmes 4K 60p, mas o que impressiona ainda mais é seu sistema de autofoco "lacrador" que detecta o olho de pessoas ou animais (incluindo aves, ainda que voando!) e os mantém na mira mesmo que se movam pelo quadro, tecnologia compartilhada com a Canon EOS R3, câmera mais volumosa e cinco vezes mais cara.
Capaz de tirar até 23 fotos por segundo com foco contínuo, a Canon R10 se destaca também no ranking de câmeras aptas na cobertura de esportes de ação. É preciso dizer que tal índice é obtido ao fotografar pelo obturador eletrônico da R10 que, segundo nossos estudos, tende a produzir o indesejável efeito de rolling shutter dependendo do tipo de movimento fotografado ou filmado. Nessas situações o jeito será utilizar o obturador mecânico que reduz para 15 o número de fotos por segundo. Ainda assim, uma taxa excepcional! E o número de fotos por sequência não é nada mal: até 460 JPEG ou 29 RAW.
A Canon EOS R10 possui sensor APS-C de 24 megapixels e tela sensível ao toque totalmente articulável. É preciso notar que seu corpo tem mais plástico do que sugere esta classe de digitais, mas ainda assim trata-se de uma construção sólida e confiável. Pena não ser selada: apesar de seu modo de fotos sequenciais em rápida velocidade incentivar a cobertura de flagrantes da vida selvagem e a cobertura de atividades esportivas, a câmera não possui vedação contra intempéries, o que deverá exigir cuidados para protegê-la da poeira e umidade nas fotos externas.
No seu design, a mais notável novidade fica por conta do joystick AF, dispositivo de câmeras bem mais caras, que agiliza a seleção dos numerosos pontos de foco. Quanto ao visor EVF, apesar da Canon anunciar uma ampliação de 0,95x, ao calcular a equivalência dessa ampliação em relação a sensores de 35 mm chegamos a modesto 0,59x. Significa que os objetos vistos através deste visor terão tamanho equivalente ao que se vê por meio da maioria dos visores, nada maior, como seria o desejável para obter mais conforto ao compor as cenas.
A gravação de vídeos 4K 60p coloca a Canon R10 em outro patamar na comparação com concorrentes, mas é preciso considerar que essa configuração impõe um corte adicional de 1,56x que, partindo-se de um sensor já cropado, vai dar a sensação de estar filmando com zoom! Nas filmagens de assuntos distantes esse corte poderá ser vantajoso, mas diante do seu grupo de amigos, em ambiente interno, a Canon R10 vai obrigar você a se espremer contra a parede para que todos caibam no quadro... E nos vlogs, haja bastão de selfie para que seu rosto não fique tão aproximado!
Nessas situações, melhor se conter no modo 4K 30p (ou Full HD de 60p) que grava sem corte adicional. Aliás, a Canon capricha nos filmes 4K de 30p/24p: para tornar sua imagem ainda mais impressionantes, utiliza a técnica do oversampling, ou sobreamostragem, capturando informações como se fosse gravar um filme 6K, para em seguida comprimir esses dados num arquivo 4K.
A Canon EOS R10 disponibiliza estabilização digital na filmagem, o que compensa um pouco um de seus pontos fracos, que é a falta de sistema de estabilização no corpo da câmera. Mas ao usar esse recurso, adicione aí mais um cortezinho de 1,1x.
A produção HDR da Canon R10 supera as expectativas. Se você tem uma HDR TV, vai ficar impressionado com a beleza, colorido, riqueza de detalhes e o realismo das fotos e filmes (inclusive em 4K e Time-Lapse) capturados pela no modo de gravação "HDR PQ". A curva "PQ" (Perceptual Quantize) produz arquivos HDR com 10 bits de dados e chroma subsampling de 4:2:2, especificações referentes à profundidade de cor. Para se ter uma idéia, são arquivos capazes de registrar 64 vezes mais cores do que o padrão (8 bits), espectro que vai além do que nossos olhos conseguem reconhecer, mas que sem dúvida tornam a experiência visual mais impressionante, além de aumentar as possibilidades nas mesas de edição.
Para não ficarem muito pesadas, as fotos de 10 bits capturadas por esse processo são gravadas no formato HEIF, que gera arquivos de peso equivalente ao JPEG, mas com volume de dados muito superior. Porém, alertamos que você poderá enfrentar problemas para abrir os arquivos HEIF, não tão facilmente reconhecidos, como os populares JPEG.
Como toda essa maravilha gerada via "PQ" só é visualizada por meio das tais TVs e monitores HDR, se esses equipamentos ainda não se encontram na sua casa, você poderá contar com a produção convencional de fotos e filmes HDR, que mescla imagens capturadas com diferentes exposições para entregar maior nível de detalhes nas áreas de sombra e brilho. Também presente na Canon R10, este processo, é bom lembrar, ainda costuma surpreender, e em qualquer telinha.
O que ficou fora da Canon R10 é a gravação em perfil C-Log, para decepção daqueles que necessitam maior liberdade no ajuste da saturação das cores, contraste e de outros recursos de edição fora da câmera.
Outro aspecto que deverá entrar no seu radar ao escolher uma câmera de lentes intercambiáveis, é a oferta de lentes disponíveis para ela. Quanto maior esta oferta, maiores as possibilidades da câmera satisfazer as suas necessidades ao longo tempo, quando você poderá se interessar pela macrofotografia, por maior alcance no telefoto, por lentes mais luminosas ou mais dedicadas a retratos, etc.
Importante saber que a Canon EOS R10, juntamente com a Canon EOS R7, estréia na série de mirrorless "R" que só tinha câmeras full-frame, a linha com sensor menor, APS-C. Essas duas novas câmeras possuem até a publicação desse review três lentes projetadas para elas ("RF-S"), a mais recente, voltada para o telefoto, com comprimento focal de 55-210mm.
A boa notícia é que todas as lentes criadas para as mirrorless full-frame da linha "R" podem ser utilizadas diretamente na montagem das câmeras de sensor APS-C. Além disso, por meio de adaptadores, fica à disposição dessas mirrorless a vasta coleção de lentes EF-EFS das digitais DSLR da Canon. Assim, seguidores da Canon que migram de câmeras mais antiga poderão usar suas lentes nessas mirrorless. Contudo isso, acreditamos que a questão das lentes não será problema.
Em suma, acreditamos que a Canon EOS R10 é uma das câmeras mirrorless de melhor relação custo-benefício: por um preço bastante competitivo ela oferece recursos que impressionam, como o preciso e confiável sistema de autofoco com rastreamento inteligente do assunto e a capacidade de tirar 23 fotos por segundo (ou 15, com o obturador mecânico) todas com exposição e foco contínuos. Mas para saber se ela é de fato o que você procura, fique atento aos Prós e Contras que enumeramos abaixo, e aos comparativos da Canon R10 com algumas de suas concorrentes, ainda nesta página.
- Preço competitivo para a categoria e face ao avançado pacote de recursos
- Leve (corpo de 382 g) e compacta, o que facilita seu transporte na bolsa
- Tela sensível ao toque e articulável para a produção de selfies e vlogs
- Autofoco rápido e preciso na detecção (prioridade no olho) e rastreamento do assunto
- É possível determinar o ponto de foco e disparar a foto com simples toques na tela
- Joystick AF agiliza a navegação entre as ou 651 áreas AF (4.503 pontos)
- Tira até 23 fotos por segundo com o obturador eletrônico (ou 15 com o mecânico), exposição e foco ajustados a cada disparo
- Produz arquivos HEIF, formato mais leves que os JPEG em relação ao volume de dados suportados
- Visor ocular eletrônico OLED de 2.360.000 pontos, excelente qualidade
- Sensibilidade ISO pode se estender até o fator 51200 para aumentar a capacidade da câmera em ambientes com pouca luz
- Velocidade do obturador eletrônico chega a vertiginosos 1/16000 seg.
- Flash integrado, desobriga a compra de unidade externa se você ainda não tem uma
- Primeira Canon EOS capaz de criar imagens panorâmicas por meio da varredura da cena
- Filmes 4K 60p (com corte); os de 30p são filmados com sobreamostragem de 6K de largura
- Duração da filmagem: até 2 horas, rompendo o usual limite de 30 minutos
- Filmes Full HD em câmera lenta (120 fps), esses até 30 minutos
- Criação de filmes time-lapse em 4K e Full HD de 30p
- Produz na câmera filmes HDR (4K e Full HD) de 10 bits e 4:2:2
- Suporte para a gravação de vídeos verticais
- Wi-Fi e Bluetooth para o envio de fotos e de vídeos em tempo real e para operar a câmera remotamente
- Conector USB Tipo-C; possibilita carregar a bateria dentro da câmera, alternativa ao uso do carregador incluso
- Você deverá adquirir lentes com estabilizador de imagem, já que a Canon R10 não dispõe deste recurso em seu corpo
- Segundo nossos cálculos de equivalência, o visor ocular da Canon R10 tem ampliação de 0,59x, o que é melhor do que o de várias DSLR de entrada da Canon, mas ainda assim, bastante modesto
- Apesar de vários recursos da Canon R10, como os disparos contínuos em alta velocidade, estimularem fotos da vida selvagem e de esportes, a câmera não tem o corpo selado contra as intempéries, o que deverá exigir um pouco mais de cuidado para protegê-la da poeira e umidade
- Tendência ao efeito rolling shutter nas fotos (e vídeos) de assuntos em movimento capturados por meio do obturador eletrônico: melhor apelar para o obturador mecânico nessas situações
- O aquecimento da câmera, especialmente na gravação 4K, poderá reduzir o tempo de filmagem que, em tese, seria de 2 horas
- Filmes 4K de 60p sofrem um corte adicional de 1,56x o que será como que um zoom de aprox. 2,5x (equiv. a 35mm). Bom para maior aproximação de assuntos distantes, mas ruim para enquadrar os que estão próximos, como quando o fotógrafo estiver se filmando
- Não filma em C-Log, o que desagrada quem busca maior liberdade na edição dos vídeos
- Sem saída para fone de ouvido, recurso útil para monitorar o som dos vídeos mas, alertamos, é pecinha rara entre as digitais
- Dispõe de apenas três opções de lentes nativas, mas aceita as full-frame da linha "R" e, por meio de adaptador, as EF/EF-S
Comparativo entre a Canon EOS R10 e três câmeras mirrorless de sensor APS-C e preço um pouco mais acessível, a Sony ZV-E10, Nikon Z30 e a Canon EOS M50 Mark II. Observe que, apesar da Canon R10 ter seus pontos fracos, ela não recebe nenhum destaque negativo, aliás, nem nesse comparativo nem do que vem mais abaixo, onde enfrenta outras concorrentes. Ela deixa todas comendo poeira em importantes recursos, como no rápido de fotos sequenciais e na produção de filmes 4K em 60p. Mas ela não filma no modo Log, o que decepciona quem planeja editar os vídeos. A Canon R10 é mais voltada para o público que quer tirar tudo prontinho da câmera, como acontece como seus filmes em HDR, que podem ser imediatamente assistidos em HDR TVs.
Neste outro comparativo, o preço das câmeras chegam bem perto no da Canon EOS R10. Elas são as mirrorless Nikon Z50 e Sony Alpha ILCE-6400, além da DSLR Canon EOS Rebel T8i, todas de sensor APS-C. Entre seus destaques está o sistema de autofoco: as quatro fazem a minuciosa detecção e seguimento de olhos. Elas filmam em 4K, mas com diferentes especificações: fique atento. Novamente aqui, apenas a câmera da Sony filma em Log. Mas a Canon R10 é a mais veloz para fotos sequenciais. A escolha vai depender dos seus projetos com a câmera.
Quanto à autonomia da bateria, apesar da Canon T8i se destacar especialmente por dar até 1.240 disparos ao fotografar pelo visor, é preciso notar que seu visor é óptico, muito mais econômico do que o sistema eletrônicos das outras câmeras.
Nome | Canon EOS R10 |
---|---|
Fabricante | Canon |
Lançamento | Maio, 2022 |
Tipo | Mirrorless (estilo SLR) |
Encaixe da Lente | Canon RF |
Preço | Aprox. US$ 1.100 (2022) |
Dimensões | 12,25 x 87,8 x 83,4 mm (LAP) Lente: 68,9 x 44,3 mm (máx. diâmetro x comprimento) |
Peso |
|
Sensor | CMOS |
. Formato | APS-C |
. Tamanho | 22,3 x 14,9 mm |
. Fator de Corte | 1,6x |
. Pixels Efetivos | 24,2 megapixels |
Processador | DIGIC X |
Aspect Ratio | 3:2, 4:3, 16:9, 1:1 |
Fotos |
|
Vídeos | Formato: MP4 Áudio: AAC e Linear PCM Método de compressão:
Taxa de quadros real para 120p, 100p, 60p, 50p, 30p, 25p e 24p: 119,88, 100, 59,94, 50, 29,97, 25 e 23,976, respectivamente Microfone estéreo Aceita mic externo |
Zoom Óptico | 2,5x |
Zoom Digital | Até 10x na gravação de filmes Full HD de 30p/25p e 23,98p |
Alcance Focal | 18 - 45 mm |
Abertura | F4.5 - F22 (W) F6.3 - F32 (T) |
Estabilizador | Não (máquina) Sim (lente) |
Autofoco |
|
Foco Manual | Sim |
Detecção de Face | Sim |
Distância Mínima | 20 cm |
Macrofotografia | --- |
Luz Assistente | Sim (luz de LED incorporada) |
Sensibilidade ISO | 100-32000, expansível a 51200 |
Balanço do Branco | Auto (Prioridade de Ambiente e Prioridade de Branco), Luz do Dia, Sombra, Nublado (Crepúsculo, Pôr do Sol), Luz de Tungstênio, Luz Fluorescente Branca, Flash
|
Bal. do Branco Manual | Sim ("Personalizado") |
Velocidade Mínima | 30 segundos Exposição "Bulb" |
Velocidade Máxima |
|
EV (Exp. Value) | +/- 3 EV (passos de 1/2 e 1/3 EV) |
Métodos de Medição | Medição Matricial, Medição Parcial, Medição Pontual e Medição Ponderada com Predominância ao Centro |
Controle Manual da Exposição | Sim |
Modos de Cena | Retrato, Autorretrato, Foto em Grupo, Paisagem, Esportes, Crianças, Comida, Retrato Noturna, Cena Noturna sem Tripé, etc. |
Prioridade da Abertura | Sim |
Prioridade da Velocidade | Sim |
Modo Contínuo | Até 15 fotos de 24 MP por segundo com o obturador mecânico, e até 23 fotos com o eletrônico Número de fotos por sequência (com cartão de alta velocidade):
|
Temporizador |
|
Flash Interno | Sim |
Alcance Flash | Nº guia (ISO 100) 6 m |
Sapata para Flash Externo | Sim |
Tela | TFT LCD |
. Tamanho | 3 polegadas (3:2) |
. Nº de Pontos | 1.040.000 |
. Articulável | Sim, articulação total: vira, inclina e gira na lateral da câmera |
Sim | |
Live View | Sim |
Visor Ocular | Sim, visor eletrônico OLED |
. Tamanho | 0,39 polegadas |
. Nº de Pontos | 2.360.000 |
. Cobertura | 100% |
. Ampliação | 0,95x |
Ajuste de Dioptrias | Sim |
Bateria | Recarregável, formato proprietário LP-E17 |
. Autonomia |
|
Bateria Inclusa | Sim |
Carregador Incluso | Sim |
USB |
|
HDMI | Sim, micro HDMI, não compatível com CEC |
Wi-Fi | Sim, Wi-Fi de 2,4 GHz |
Bluetooth | Sim |
GPS | Não Aceita receptor GPS (GP-E2) opcional |
Memória Interna | Não |
Cartão de Memória | SD, SDHC, SDXC Compatível com cartões UHS-I e UHS-II |
OBS |
|