Leve e compacta, a Sony ZV-1 tem nos vloggers e criadores de conteúdo das redes sociais seu principal foco. Foi projetada para oferecer a esse público comodidade, independência e imagens de superior qualidade.
Seu sensor de 1 polegada, maior do que os sensores das câmeras de smartphones, de filmadoras dedicadas e da maioria das câmeras digitais compactas, é apenas um dos fatores que contribuem para a excelente qualidade da imagem produzida pela Sony ZV-1 em vídeos e fotos.
Ela se diferencia por incorporar, num corpo tão pequeno, recursos avançados e de ponta, como o rápido sistema de autofoco que detecta e rastreia não apenas a face, mas mais precisamente o olho da pessoa ou animal em cena, mesma tecnologia desenvolvida em câmeras Sony muito mais caras, como da série Alpha e RX.
Câmera de 20,1 megapixels, a Sony ZV-1 possui lente Zeiss F1.8-2.8 e 24-70 mm equiv., tela totalmente articulável, conexão Wi-Fi e Bluetooth. É basicamente automática e muito fácil de usar, mas também disponibiliza recursos de câmeras avançadas, como a produção de arquivos RAW, o ajuste manual da exposição e modos de prioridade da abertura e da velocidade.
A gravação dos vídeos 4K 30p é feita com oversampling para superior captura de detalhes. Felizmente, o comum e indesejável efeito "rolling shutter" que distorce determinadas imagens em movimento nas gravações passa longe dessa câmera. Os filmes Full HD chegam a 120p, e no modo de câmera super lenta atingem impressionantes 1000 frames por segundo, o que representa uma reprodução 40 vezes mais lenta do que o real mas, atenção, a qualidade da imagem e a resolução são sacrificadas nas taxas superiores a 250 frames por segundo.
Tanto o design quanto os recursos da Sony ZV-1 evidenciam a preocupação de seus idealizadores em tornar fácil e prazeroso o trabalho de quem sai pelas ruas filmando a si mesmo com a câmera na mão. Para começar, ela pesa menos de 300 g, significa vai exigir menos dos seus músculos do que a maioria das digitais. Pode até ser considerada "câmera de bolso", mas com a grande vantagem de ser equipada com tela totalmente articulável, o que é uma raridade em câmeras compactas. E essa articulação permite inclusive que o fotógrafo transporte a câmera em qualquer canto da bolsa ou no fundo do bolso sem se preocupar com eventuais arranhões na tela, que poderá ser protegida, virada contra a câmera.
Você poderá tocar na tela para definir o assunto que deseja manter em foco mas, infelizmente, essa tela sensível ao toque disponibiliza poucos controles, e quem pretende aproveitar os ajustes mais avançados, como os da exposição manual, terá de navegar nos menus nem sempre tão acessíveis da Sony ZV-1.
Apesar do corpo ser de material plástico, a construção transmite solidez e a empunhadura emborrachada fornece pegada confortável, inclusive enquanto o fotógrafo segura a câmera voltada para si mesmo. A posição dos botões permite que, com um pouco de prática, funções básicas como alterar o zoom, acionar o botão REC e do obturador sejam operadas por uma só mão, enquanto ela segura a câmera no modo selfie. E para ajudar que o dedo encontre o botão REC, este ganhou proporções avantajadas. Outra novidade, um LED vermelho instalado na frente da máquina evita que o fotógrafo perca seu trabalho caso, distraído, se esquecer de acionar o botão REC: a luz fica acesa sempre que a câmera estiver gravado.
Para que o fotógrafo possa de fato filmar enquanto caminha, sabemos o quanto é importante contar com um sistema de estabilização que minimize o efeito do tremor da câmera a cada passo. A Sony ZV-1 não tem estabilizador em seu corpo, mas traz em sua lente o bom SteadyShot que há anos equipa as câmeras da Sony. Mais do que isso, nesta "câmera vlog" o SteadyShot, que é um sistema óptico de estabilização, pode ter sua atuação potencializada quando combinado ao sistema de estabilização digital (eletrônico): basta você ativar a opção "SteadyShot (filme)".
Segundo a Sony, a combinação desses sistemas torna o SteadyShot padrão 11 vezes mais eficaz ao filmar em HD, e 8 vezes, ao gravar em 4K. De qualquer forma, se você quer ficar mais à vontade para apertar o passo com a câmera na mão quando necessário, é recomendável adquirir um gimbal ou o suporte Bluetooth Sony VPT2BT para estabilizar ainda mais as gravação. Este acessório opcional ainda facilita a filmagem com a câmera na vertical, o que é particularmente interessante se seu público-alvo vive com o celular nas mãos. Ele também se transforma em tripé de mesa.
Outro recurso da Sony ZV-1 muito útil nas filmagens ao ar livre, quando é comum mudanças bruscas na iluminação ao passar de áreas ensolaradas para as de sombra, é a função "Prioridade de rosto". Ela detecta o rosto e o segue, ajustando automaticamente sua exposição para evitar que fique escuro ou com brilho excessivo. Além disso, a câmera disponibiliza, tanto para as fotos como para vídeos, efeitos para melhorar tons de pele, suavizar marcas (como rugas!), clarear dentes: se aplicados com (muita!) parcimônia, poderão embelezar os rostos, sem tirar sua naturalidade.
Vamos falar agora do efeito de fundo desfocado, conhecido como bokeh de fundo, muito utilizado para dar destaque ao sujeito em primeiro plano, enquanto desfoca ligeiramente o assunto em volta dele. Na Sony ZV-1 ele é obtido por meio de um simples botão que oferece dois diferentes níveis de desfoque do fundo. Quando acionado, o botão desencadeia complexas configurações com base na distância focal da lente para de fato oferecer um fundo desfocado, diferente do que acontece nas câmeras de celulares, onde esse tipo de efeito é apenas simulado, resultado de processamento digital após a foto ser tirada.
A Sony ZV-1 vai além, e oferece outro recurso de foco, este para vloggers que fazem promoção ou análise de produtos: quando acionado, o recurso detecta objetos que o fotógrafo segure diante da câmera, e instantaneamente muda o foco para este objeto. Assim que o fotógrafo afastar o objeto, o foco volta para o rosto dele. Muito útil, pena que esse recurso desativa o sistema de estabilização de imagem, e por isso a Sony recomenda que ele seja utilizado com a câmera sobre tripé.
Como não é só de imagem que é feito o vídeo, a Sony emprega a tecnologia de suas filmadoras dedicadas para que a Sony ZV-1 se diferencie também na qualidade do áudio produzido. Você vai notar esse esforço assim que bater os olhos nessa maquininha: seu microfone é muito maior do que se costuma ver nas digitais! E ela ainda traz o redutor do ruído do vento, aquele "pompom" que vimos em várias fotos deste review. Ele é inserido na sapata na câmera.
O redutor de vento e o inovador microfone direcional de três cápsulas (com canais sonoros esquerdo, central e direito) poderão produzir um som nítido e dispensar a necessidade de um microfone externo. Mas, para os mais exigentes que desejam um som ainda superior e se livrar do eventual ruído do motor de foco, há uma entrada para microfone de 3,5 mm. Ficou faltando entrada para fone de ouvido que permitiria melhor monitoramento do áudio nas gravações externas.
Com todos esses recursos de imagem e de som, a Sony ZV-1 tem potencial de sobra para produzir vídeos de alta qualidade, além de criar arquivos S-Log (e em proxy) que ampliam as possibilidades na edição, atendendo aos mais exigentes que pretendem interferir no resultado final. Mas a boa notícia é que também na fotografia a Sony ZV-1 surpreende, conforme você poderá observar na Galeria que complementa este review, com fotos tiradas pelo fotógrafo Zengame. Ele capturou assuntos sob diferentes situações de luz, e em todas as fotos a exposição é precisa e o colorido vibrante sem deixar de ser natural. Observe também a beleza das fotos de flores em que o fotógrafo aplicou o efeito bohek!
Nos recortes apresentados com visibilidade 100%, ou seja, sem qualquer redução no tamanho da foto original, é notável o alto nível de detalhes, inclusive nas paisagens noturnas em que, graças a brilhante lente da Sony ZV-1 (F1.8-F2), Zengame capturou boa luminosidade mesmo ao fotografar com baixo fator da sensibilidade ISO. As fotos são límpidas e o ruído é mínimo, como você poderá observar. Apenas a partir do fator 1250 o ruído se torna mais aparente na observação pixel-a-pixel, ainda assim, como o colorido e o nível de detalhes são bem preservados, fotos com fatores mais altos poderão ser bem utilizadas em tamanho reduzido. Fatores extremos como 12800 deverão ser evitados porque será necessário reduzir mais drasticamente o tamanho das fotos para que sua qualidade se torne apresentável.
Em suma, acreditamos que a Sony ZV-1 seja uma ótima escolha para fotógrafos e criadores de conteúdo das redes sociais que desejam mais recursos e qualidade de imagem em fotos e vídeos superior do que conseguem com câmeras compactas padrão ou celulares. Sensor de 1 polegada, foco rápido e preciso, lente luminosa que favorece a captura com pouca luz, botão dedicado para fácil aplicação do desfoque de fundo, prioridade de rosto para ajuste imediato da exposição, grande e diferenciado microfone, produção de arquivos RAW e S-Log, enfim, ela oferece muito por seu tamanho e preço.
Entre os pontos fracos, o que mais poderá limitar o fotógrafo é o curto alcance de sua lente. Assim, se você prefere investir numa câmera que além dos recursos para vloggers tenha potencial para crescer com você na fotografia, conheça a Sony ZV-E10, câmera com sensor ainda maior que o da Sony ZV-1 e de lentes intercambiáveis que permitirão a você a ampliar seus horizontes através de lentes macro às de superzoom.
32 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Sony ZV-1
- Pequena e leve (294 g): dá até para levar no bolso
- Sensor de 1 polegada (20,1 MP), maior do que o das câmeras compactas padrão
- Lente Zeiss bastante brilhante, com abertura de F1.8 no ângulo largo e F2.8 no telefoto
- A Sony ZV-1 é uma das únicas câmeras compactas com tela totalmente articulável
- Sistema AF rápido e preciso com detecção do olho e rastreamento em tempo real
- Indicada para o registro de competições esportivas: tira até 24 fotos por segundo com ajuste de foco e exposição em cada disparo
- Apesar de compacta, disponibiliza recursos de câmeras avançadas, como a produção de arquivos RAW, ajustes manuais da exposição, prioridade da abertura e da velocidade, etc.
- Botão de fácil acesso para aplicar o efeito de bokeh (fundo desfocado) em 2 níveis
- Função que muda o foco imediatamente para o objeto que se coloca na frente da câmera: bom para criadores de conteúdo que fazem análise de produtos
- Sistema híbrido que combina estabilização óptica e eletrônica para reduzir o efeito da vibração da câmera nas filmagens com a Sony ZV-1 na mão
- Captura imagens panorâmicas por meio da varredura da cena
- Gravação de vídeos 4K 30p com oversampling e sem corte adicional
- Efeito "rolling shutter" praticamente inexistente
- Grande potencial para filmar com som de alta qualidade: possui microfone direcional de 3 cápsulas, eficiente proteção para o ruído de vento e ainda aceita microfone externo
- Luz de gravação frontal para o fotógrafo não se esquecer de acionar o Rec
- Produz vídeos HDR (via curva gama HLG) para visualização em TVs HDR
- Filmes Full HD em câmera lenta e câmera super lenta (esses, em baixa resolução)
- Cria vídeos time-lapse por meio da junção de fotos intervaladas
- Gravação S-Log (e proxy) para maior flexibilidade na edição pós-produção
- Wi-Fi e Bluetooth para o envio de fotos e de vídeos e para operar a câmera remotamente
- Zoom de curto alcance, limitado a 70 mm (equiv. a 35 mm)
- A Sony ZV-1 não tem flash integrado, o que dificulta sua atuação em fotos noturnas e em ambientes internos
- Menos funções acessíveis por meio do toque na tela do que o desejado
- O sistema de estabilização híbrido produz ligeiro corte, o que poderá obrigar o fotógrafo a esticar um pouco mais o braço
- Macrofotografia pouco impressionante, a 5 cm do assunto
- Desprovida de visor ocular; ele poderá fazer falta ao fotografar nos dias ensolarados em que a claridade dificulta a visualização pela tela
- Não possui entrada para fone de ouvido, item importante para o vlogger monitorar o áudio de suas gravações
- O acesso à bateria e a cartão de memória fica bloqueado com a câmera sobre tripé
- Não processa arquivos RAW na câmera, assim, você não poderá visualizar ou compartilhar esses arquivos antes de convertê-los fora da câmera por meio do software Imaging Edge
- Bateria de duração curta: apenas 260 fotos por carga; quem planeja gravar longos vídeos deverá ter uma bateria extra de reserva
- Além da possibilidade de carregar a bateria via USB dentro da câmera, seria desejável que a Sony ZV-1 incluísse carregador no pacote; de qualquer forma, para você não precisar de um notebook ou computador ativos sempre que quiser carregar a bateria, sugerimos a compra de um adaptador CA ou carregador USB compatíveis
- Seu corpo não é selado contra intempéries, o que exige cuidados ao utilizar a câmera em ambientes externos para protegê-la da poeira e umidade
Comparativo entre a Sony ZV-1 e outras câmeras Sony que atraem , além de fotógrafos, produtores de vídeos para as redes sociais: a Sony ZV-E10, a Sony ZV-1F e a Sony Alpha ILCE 6100 (ou Sony a6100). A Sony ZV-1F é compacta, assim como a Sony ZV-1, enquanto as outras duas são câmeras mirrorless de lentes intercambiáveis. Como o preço das quatro é bem semelhante, sendo a Sony ZV-1F a mais em conta, vale a pena você ficar atento às diferenças entre elas para avaliar qual oferece o melhor custo-benefício de acordo com as suas expectativas.
- Observe que a tela da Sony ILCE 6100 não é totalmente articulável, ponto para as outras três que permitem maior comodidade no uso da câmera.
- As compactas Sony ZV-1 e Sony ZV-1F possuem as lentes mais luminosas, o que contribui para compensar a falta do flash, presente apenas na Sony A6100.
- O autofoco das quatro faz a detecção de olhos e rastreamento, mas o sistema da Sony ZV-1F é mais simples.
- Para quem está interessado em uma câmera rápida para registros de atividades esportivas, a Sony ZV-1 ganha em disparada.
No comparativo abaixo a Sony ZV-1 enfrenta fortes concorrentes de outras marcas, a Canon EOS M50 Mark II, a Nikon Z30 e a Canon EOS R10. Apenas a Sony ZV-1 é compacta, as outras três são câmeras mirrorless de lentes intercambiáveis, mas de corpo bastante compacto e leve para a categoria. Observe as diferenças entre elas e clique nas câmeras para ir para suas páginas e saber mais sobre cada uma delas antes de se decidir.
- A Canon R10 tem o ângulo largo mais estreito, mas trata-se de uma câmera de lentes intercambiáveis: se o fotógrafo se interessa por capturar planos mais amplos, basta adquirir uma lente apropriada.
- A Sony ZV-1 é a única sem flash e sua escala ISO é a mais modesta. Em compensação, tem a lente mais luminosa.
- A única que produz arquivos Log (e proxy) é a Sony ZV-1, o que poderá torná-la mais atraente para os que desejam maior flexibilidade na edição fora da câmera.
Nome | Sony ZV-1 |
---|---|
Fabricante | Sony |
Lançamento | Maio, 2020 |
Tipo | Compacta |
Preço | Aprox. US$ 800,00 (2020) |
Dimensões | 105,5 x 60 x 43,5 mm (LAP) |
Peso |
|
Sensor | CMOS |
. Formato | 1" |
. Tamanho | 13,2 x 8,8 mm |
. Fator de Corte | 2,7x |
. Pixels Efetivos | 20,1 megapixels |
Processador | BIONZ X |
Aspect Ratio | 3:2, 4:3, 16:9, 1:1 |
Fotos |
|
Vídeos | Formato XAVC S Vídeo: MPEG-4 AVC/H.264 Áudio: LPCM
Vídeo: MPEG-4 AVC/H.264 Áudio: Dolby Digital
Formato XAVC S
Aceita mic externo |
Zoom Óptico | 2,9x |
Zoom Digital | Sim |
Alcance Focal | 9,4 - 25,7 mm 24 - 70 mm equiv. |
Abertura | F1.8 (W) - F2.8 (T) F11 |
Estabilizador | Sim, SteadyShot óptico |
Foco |
|
Foco Manual | Sim |
Detecção de Face | Sim |
Distância Mínima | 5 cm |
Macrofotografia | 5 cm |
Luz Assistente | Não |
Sensibilidade ISO | 100-12800, expansível a 64-25600 |
Balanço do Branco | Auto, Luz do Dia, Sombra, Nublado, Incandescente, Fluorescente (Branco Quente, Branco Frio, Branco Dia, Luz do Dia), Subaquático Auto, Flash, Temperatura da Cor, Filtro da Cor, Personalizado |
Bal. do Branco Manual | Sim |
Velocidade Mínima | 30 segundos |
Velocidade Máxima | 1/2000 seg. Obturador eletrônico: 1/32000 seg. |
EV (Exp. Value) | +/- 3 EV (passos de 1/3 EV) |
Métodos de Medição | Multipadrão, Ponderado ao centro, Ponto, Média do ecrã completo, Realce |
Controle Manual da Exposição | Sim |
Modos de Cena | Retrato, Ação Desportiva, Macro, Paisagem, Pôr do Sol, Cena Noturna, Crepúsculo sem Tripé, Retrato Noturno, Animal de Estimação, Gourmet, etc. |
Prioridade da Abertura | Sim |
Prioridade da Velocidade | Sim |
Modo Contínuo | Até 24 fotos (ou 10 com obturador mecânico) de 20 MP por segundo |
Temporizador | 2, 5 ou 10 segundos
|
Flash Interno | Não |
Alcance Flash | --- |
Sapata para Flash Externo | Sim |
Modos de Flash | Automático, Flash ligado, Sincronia Lenta, Sincronia Traseira, Flash Desligado |
Tela | TFT LCD |
. Tamanho | 3 polegadas |
. Nº de Pontos | 921.600 |
. Articulável | Sim, articulação total: vira, inclina e gira na lateral da câmera |
Sim | |
Visor Ocular | Não |
Bateria | Recarregável, formato proprietário NP-BX1 |
. Autonomia | 260 fotos por carga |
Bateria Inclusa | Sim |
Carregador Incluso | Não, a bateria recarrega dentro da câmera por meio de cabo micro USB incluso |
USB | USB 2.0 de Alta Velocidade |
HDMI | Sim, micro HDMI |
Wi-Fi | Sim (2,4 GHz) |
Bluetooth | Sim |
GPS | Não |
Memória Interna | Não |
Cartão de Memória | Memory Stick Pro Duo, Memory Stick Pro-HG Duo, Memory Stick Micro (M2), SD, SDHC, SDXC e, utilizando adaptador dedicado, cartões Memory Stick Micro ou microSD |