Dois anos após a Sony criar sua primeira câmera vlog, a Sony ZV-1, a empresa lançou em 2022 a Sony ZV-1F, versão mais econômica da sua irmã mais velha, e uma das formas mais econômicas para os criadores de conteúdo elevarem o nível dos seus vídeos. Ela vem repleta de recursos que dão maior comodidade ao vlogger e profissionalismo às suas produções.
A Sony ZV-1F produz vídeos 4K em S-Log e com perfis de imagem, possui lente grande angular para enquadrar mais assunto a curta distância, dispõe de impressionante sistema de foco com detecção de olho e seu sensor, maior que o das câmeras de celulares, é capaz de produzir imagem de melhor qualidade e com menos ruído mesmo em situações de pouca luz.
Pequena e leve, projetada para entrar bolsos adentro e estar sempre à mão, ela possui tela sensível ao toque e articulável para o vlogger ver e ter maior controle sobre o que está sendo gravado enquanto filma a si mesmo com a câmera na mão. Como o som é tão importante quanto a imagem dos vídeos, ela vem com microfone direcional e, para elevar definitivamente o patamar do áudio, aceita microfone externo.
A possibilidade de se dedicar à produção de longos vídeos (inclusive 4K) sem se preocupar com o espaço de armazenagem ou com a carga da bateria também colaboram para que a Sony ZV-1F se torne sonho de consumo daqueles que se estressam com as limitações nos telefones nas filmagens.
Tudo isso sem falar dos modos especiais que ela oferece para facilitar - e muito! - a vida dos criadores de conteúdo, como o dedicado aos que fazem análise ou promoção de produtos. Vamos conferir neste review esses recursos e muito mais, além dos aspectos não tão positivos assim que devem ser do conhecimento dos potenciais compradores da Sony ZV-1F.
Com proporções compactas e apenas 256 g (tudo incluso: bateria, cartão e, claro, lente!) a Sony ZV-1F é uma câmera muito fácil de transportar. Ela passa uma sensação de solidez e de segurança ao toque, apesar do corpo construído em material plástico (policarbonato).
Equipada com o processador BIONZ X - o mesmo encontrado em câmeras mais caras, como a Sony Alpha A6100 e a Sony Alpha A6400 - e sensor de 20 megapixels Tipo 1, maior que o de smartphones e em geral - segundo nossos cálculos, aproximadamente sete vezes maior que o do iPhone - a câmera tem condições para capturar inclusive ambientes com pouca luz e entregar fotos e filmes com superior qualidade de imagem e menos ruído.
Extremamente fácil de usar, seu eficiente modo automático permite ao usuário iniciante se divertir compondo fotos de paisagens, macros ou retratos, sob sol escaldante ou sombra profunda, sem ter a menor idéia de toda a configuração necessária para capturar adequadamente cada uma dessas situações: a Sony ZV-1F cuida de todos os parâmetros para que cada uma dessas fotos e vídeos sejam nítidos e bem expostos. Mas ela também disponibiliza ajustes manuais para os que pretendem exercitar os controles criativos da exposição.
Um dos mais importantes diferenciais da Sony ZV-1F para o vlogger que filma a si mesmo com a câmera na mão está na sua lente grande angular de 20 mm (equivalentes a 35 mm). Significa que ele não precisará ter um braço gigante para conseguir enquadrar seu rosto e uma generosa porção da cena à sua volta!
Contra ela está o fato de ser fixa, ou seja, sem zoom óptico. Sua irmã e concorrente, a Sony ZV-1 possui zoom óptico de 2,9x, em compensação, o comprimento focal é de 24 mm, não tão amplo quanto o da ZV-1F.
Além do generoso comprimento focal, a lente Carl Zeiss da Sony ZV-1F é bastante brilhante: com uma abertura máxima de f/2.0 ela favorece a captura da luz em ambientes mal iluminados, e reduz a necessidade dos altos fatores ISO, que podem gerar ruído.
Enquanto o telefone se divide entre muitas outras funções, não surpreende que uma câmera dedicada apenas a fotografar e filmar ofereça recursos que levem você a dar a ela a preferência sempre que quiser sair para produzir os vídeos para o seu canal. Um dos mais atraentes se revela na tela LCD da Sony ZV-1F.
Com 3 polegadas de alta qualidade (constituída por 921.600 pontos) ela é sensível ao toque e totalmente articulável: o fotógrafo pode virar a tela para si e se ver enquanto grava e fala para a câmera.
Ao filmar com a câmera principal (traseira) do telefone, o fotógrafo acompanha pela tela o que está sendo filmado e fica tudo sob controle. Mas quando ele se volta para a frente desta câmera e se inclui na filmagem, passa a "trabalhar no escuro". Sim, porque ele só vai ver o que está sendo filmado quando assistir esse vídeo, e se parte do seu rosto ou de outra pessoa ficou fora do quadro, já era, trabalho perdido.
A tela totalmente articulável da Sony ZV-1F permite não apenas fotografar e filmar confortavelmente os mais diferentes ângulos, como deixa você ver através da tela em tempo real tudo que está sendo filmado.
Braço esticado segurando a câmera, olho na lente e na tela, o fotógrafo poderá filmar a si mesmo enquanto cuida tranquilamente de detalhes, como assentar seu cabelo desalinhado pela ventania e, principalmente, acertar o enquadramento e dar destaque ao que for interessante ao seu conteúdo, criando composições que valorizem seu filme.
A Sony ZV-1F é uma câmera dedicada não apenas a fotos e filmes, mas mais especificamente às necessidades do criador de conteúdo. E ela oferece diversos recursos para ajudar o usuário a produzir sozinho bons vídeos em que ele seja o protagonista.
Nesse esforço há por exemplo o modo que prioriza o rosto (ou mesmo o olho!) do apresentador, para garantir a nitidez de seu rosto, quer ele se aproxime ou se afaste da câmera, como também sua boa exposição, de forma que não fique escuro ou excessivamente claro, caso ele se mova para regiões de sombra ou de brilho intenso.
Outro recurso muito útil para os vloggers que fazem promoção ou avaliação de produtos em seus vídeos é o chamado "Product Showcase" denominado "Definição de Apresentação de Produto" em português, pela Sony. Quando acionado, ele alterna o foco, indo imediatamente do rosto do apresentador para o produto que ele deseja mostrar e que aproxima da câmera. E volta para o rosto do apresentador, assim que ele afaste o produto. Isso deixa o criador do vídeo livre para se concentrar no assunto que está desenvolvendo, enquanto a câmera se desdobra para ajustar o foco.
Por mais cômico que pareça, em câmeras dedicadas ou de celulares desprovidas desse recurso, o usuário muitas vezes é obrigado a segurar o produto na frente de seu rosto, se "escondendo" atrás do produto, como forma de forçar a câmera a focar o produto em vez do seu rosto. Isso mostra a importância do recurso "Product Showcase", presente na Sony ZV-1F e na sua irmã a Sony ZV-1, para esses vloggers.
Também o efeito de desfocar o fundo, muito interessante para evidenciar o assunto em primeiro plano (no caso, o próprio apresentador do vídeo), foi estrategicamente projetado para ser facilmente acessado enquanto o usuário fotografa ou filma.
E, claro, a câmera traz o efeito "Pele Suave" para deixar o vlogger mais bonito em fotos ou filmes. Adeus às rugas, olheiras, manchas e outras imperfeições da pele! Pena a Sony ZV-1F disponibilizar apenas os níveis "Alto", "Médio" e "Baixo" para a sua atuação: ficaríamos agradecidos com uma maior escala de graduação. Recomendamos ficar entre o "Médio" ou "Baixo" para evitar uma aparência mais artificial que o desejado.
A manobra da Sony para baratear o preço da Sony ZV-1F é evidente, entre outros detalhes que veremos ao longo desse review, no seu sistema de autofoco. Apesar de ser suficientemente rápido e eficaz, é de detecção de contraste e não híbrido (detecção de fase e de contraste), como o da Sony ZV-1.
Conforme já dissemos, ela faz a detecção de olhos, mas os olhos de animais só são detectados nas fotos. É bom lembrar que quem introduziu o autofoco ocular foi a própria Sony, assim, ele não poderia faltar na ZV-1F. Com 425 pontos AF, o sistema da câmera rastreia os assuntos e olhos (é possível inclusive selecionar qual olho e de quem), enquanto esses se deslocam pelo quadro.
Ela ainda disponibiliza o ajuste manual do foco, útil em situações em que o sistema esteja com dificuldade para focar automaticamente a área desejada. Para isso, o fotógrafo poderá rodar ou pressionar para os lados esquerdo ou direito o seletor de controle.
A Sony ZV-1F tem todos os recursos avançados - como controle manual da exposição e do foco, modos de prioridades da abertura e da velocidade - para produzir bons filmes e também boas fotos. Porém, ela não tira fotos no formato RAW: o fotógrafo terá de se contentar com os JPEGs do jeito que eles saem da câmera, sem muita margem para a edição.
Apesar de ser uma deficiência, não acreditamos que o público alvo desta compacta esteja tão interessado neste tipo de edição, ao menos não em relação às fotos, já que seu interesse maior são os filmes.
De qualquer forma, fotógrafos que gostam de interferir na coloração das suas fotos encontrarão no menu "Aspecto Criativo" oferecido pela ZV-1F uma alternativa ao arquivo RAW. Esse menu reúne 10 diferentes efeitos para serem aplicados em fotos ou filmes. Eles alteram o colorido das imagens, como por exemplo o que dá mais vivacidade às cores, o que acrescenta tonalidade sépia ou transforma tudo em preto e branco.
Entre esses efeitos encontramos o que reduz a saturação e a nitidez produzindo uma imagem de tons suaves, própria para a edição fora da câmera. Certamente ele não traz o volume de informação que se consegue por meio dos arquivos RAW, mas possibilita a intervenção do fotógrafo no colorido e em outros parâmetros da imagem.
É possível ainda alterar o nível de saturação, contraste, nitidez, entre outros parâmetros de cada um desses 10 efeitos.
Não se deixe enganar pela aparência: a Sony ZV-1F tem sapata, mas ela é tão somente para o encaixe do acessório que reduz o ruído do vento, apelidado de "dead cat" ou, em português, "gato morto". Essa sapata é desprovida de contatos eletrônicos e portanto não oferece possibilidade de sincronização com dispositivo de flash ou unidade de áudio externa. A Sony ZV-1F aceita microfone externo, mas por meio de porta dedicada, situada na lateral de seu corpo.
Voltando ao flash, más notícias: além de não aceitar flash externo, a Sony ZV-1F também não possui flash integrado. É possível você conectar iluminadores na sua sapata, como o modelo "HVL-LE1" alimentado por bateria e adaptador CA (nada disso incluso) ou o "HVL-LEIR1", que funciona com 2 pilhas AA. Mas são acessórios caros e difíceis de encontrar, não consideramos uma boa opção.
O jeito será você acender as luzes sempre que possível ou se aproximar de áreas menos escuras, também para evitar altos fatores ISO que aumentam o risco de ruído nas imagens. Em sua ajuda está a lente brilhante da Sony ZV-1F que favorece a captura da luz.
Segundo a Sony, a câmera tira até 16 fotos na resolução máxima (20 MP) por segundo no modo de fotos sequenciais, o que pode saltar aos olhos de quem planeja fazer a cobertura de atividades esportivas.
Porém, diferente do que acontece com a Sony ZV-1, ela não ajusta o foco e a exposição a cada disparo: o modo de foco contínuo (AF-C) só se aplica nas filmagens. Outro senão: a Sony não informa sobre o buffer da câmera, qual o número máximo de fotos que ela tira por sequência.
Tudo isso compromete a performance da Sony ZV-1F nos estádios, mas ainda assim, essa rajada de 16 fps será interessante para capturar bons instantâneos de alguém que se mantenha a uma mesma distância da lente.
A câmera produz vídeos 4K 30p sem corte, ou seja, aproveitando toda a largura que a lente grande angular de 20 mm oferece. Com isso você poderá capturar amplos cenários sem a necessidade de se afastar muito deles para que "caibam" no quadro. Ela grava vídeos Full HD de até 60p para uma filmagem mais suave, e também de 120p para efeito em câmera lenta (mudo) com reprodução até 5x (24p) mais lenta do que a cena real.
Enquanto na irmã mais cara, a Sony ZV-1, o zoom e o estabilizador são ópticos, aqui é tudo digital. Assim, apesar da lente fixa da Sony ZV-1F, você poderá aproximar os assuntos por meio do zoom digital que deve ser utilizado com parcimônia para preservar a qualidade da imagem. Tanto para fotos quanto para filmes, é possível aplicar até o fator 4x, mas para evitar a deterioração das imagens, é recomendável selecionar o "Zoom Imag. Clara", que reduz o fator para no máximo 2x, e apenas 1,5x nos filmes 4K.
A estabilização digital é feita pelo "Active SteadyShot", que só funciona para filmes, não para fotos. Ele é muito necessário especialmente quando o vlogger filma caminhando, com a câmera na mão. Apesar de não ser óptico, é bastante eficiente e evita o efeito de imagem tremida, de qualquer forma é importante, nessa situação, o fotógrafo caminhar suavemente (sem tropeços!), também para minimizar o balanço da câmera com os passos.
O inconveniente desse sistema de estabilização é que ele produz um corte de 1,23x na imagem, o que reduz o ângulo de 20 mm para 24,6 mm - pouco mais estreito do que se você filmasse em 4K com a Sony ZV-1, cujo ângulo largo é de 24 mm. De qualquer forma, se for importante abranger uma área mais larga, você terá o opção de desativar a estabilização digital e caprichar na pegada, para obter imagem estável.
A Sony ZV-1F pode filmar continuamente por até 1 hora, o que é uma grande vantagem já que os vídeos da grande maioria das câmeras são de no máximo 29 minutos e 59 segundos, inclusive os da Sony ZV-1. Conforme se espera de um equipamento voltado para o produtor de conteúdo, ela possibilita a filmagem na vertical.
Assim, como a Sony ZV-1, a Sony ZV-1F é equipada com uma luz vermelha posicionada na parte frontal da câmera que serve de alerta: se ela se mantiver apagada, ops, o filmaker se esqueceu de acionar o botão "Movie" (vulgo "Rec"). Para eliminar qualquer dúvida e tornar a filmagem bem mais tranquila, também uma moldura vermelha em torno do quadro confirma que a câmera está gravando.
A Sony ZV-1F disponibiliza ainda 10 perfis de imagem que são como que "presets" ou pré-configurações que combinam cor, contraste, saturação e outros parâmetros para produzir imagens o mais próximo possível do que deseja o fotógrafo. Como vimos nos efeitos do menu "Aspecto Criativo", também os perfis podem receber ajustes e ser personalizados.
Com tudo isso a Sony espera produzir vídeos (e fotos) prontos para serem exibidos, mas profissionais e usuários exigentes que preferem passar pela sala de edição antes da de projeção contarão com perfis S-Log (e a gravação de arquivos proxy) para se divertirem exercitando gradações de cores. Lembramos apenas que essa brincadeira tem limites: os arquivos da Sony ZV-1F são de 8 bits e não de 10 bits como seria desejável para maior liberdade de edição.
Por meio desses perfis de imagem você também poderá produzir vídeos HDR para serem reproduzidos em TVs HDR que suportem o formato HLG (Hybrid Log-Gamma).
O microfone integrado direcional de três cápsulas, semelhante ao utilizado pela Sony em suas filmadoras, garante a qualidade do som das filmagens. Enquanto os microfones comuns das câmeras ou celulares captam apenas o som central, ou seja, emitido na sua frente, esse grande microfone da Sony ZV-1F capta o som que vem de várias direções e detecta o principal, evitando interferências. A câmera ainda vem com aquele acessório felpudo que já comentamos e que é tão necessário nas filmagens externas: encaixado na sapata ele reduz o ruído do vento.
Este microfone grava som estéreo de alta qualidade, bastante nítido e claro, mas se você quiser caprichar ainda mais no áudio dos seus vídeos, poderá conectar microfone externo por meio da porta de 3,5 mm - padrão que dispensa adaptadores e que é compatível com larga variedade de microfones analógicos facilmente encontrados no mercado por preços acessíveis.
Alimentada pela bateria NP-BX1 que faz parte do pacote, a Sony ZV-1F produz, segundo a Sony, 360 fotos por carga. A bateria recarrega dentro da câmera por meio do cabo USB Tipo-C, também incluso. Para isso, basta conectar o cabo na porta USB-C da Sony ZV1f e sua outra extremidade à um adaptador CA (não incluso) conectado em tomada da parede, ou a uma porta USB de computador ou notebook ligados, ou ainda a um power bank (carregador externo).
A Sony ZV-1F possibilita o carregamento da sua bateria até mesmo utilizando o USB charger do carro, o que é muito prático porque permite que você recarregue a bateria enquanto se desloca durante as seções de filmagem ou de fotografias.
Costumamos dar preferência à possibilidade de recarregar a bateria por meio de carregadores externos, que é para a câmera permanecer funcionando com bateria extra, enquanto a outra recarrega. Porém, a Sony ZV-1 tem a capacidade de continuar fotografando ou filmando mesmo com a bateria no final da carga: ela pode ser alimentada diretamente por um power bank que você mantenha no bolso, discretamente conectado à câmera por meio do cabo USB-C. E desta forma ela vai continuar na ativa, enquanto durar a carga do seu power bank.
Por todas essas possibilidades de recarga e de utilização da câmera com alimentação direta, consideramos o sistema da Sony ZV-1F ainda mais flexível e prático do que o das baterias alimentadas fora da câmera.
Celulares atuais têm conquistado uma maior autonomia da bateria, mas se você adicionar seções de foto ou de filmagens às funções nativas dele, corre um sério risco de ficar na mão. Já a câmera dedicada não tem outra função, ela usa toda sua energia exclusivamente para fotografar ou filmar, além disso, oferece alternativas como ter uma bateria sobressalente ou, no caso da Sony ZV-1F, a possibilidade de funcionar com alimentação direta via o cabo USB-C, então, você nunca vai ficar na mão, o que faz uma enorme diferença!
Também pelo fato da Sony ZV-1F, como qualquer câmera digital dedicada, aceitar cartão de memória, reduz o estresse do vlogger quando ele quiser passar o dia fazendo filmagens externas: se o espaço do cartão lotar, basta inserir outro.
A realidade é outra com o smartphone, que dificilmente oferece slot para cartão: você terá de se virar nos trinta para fazer sua produção cinematográfica dividir espaço com tudo o mais que o celular armazena.
A Sony ZV-1F possui a tecnologia Wi-Fi e Bluetooth para o fácil compartilhamento dos arquivos. Por meio da porta USB-C ela pode ser utilizada como webcam para a transmissão de lives, sem a necessidade de instalar aplicativos adicionais.
Se você está na dúvida entre essas duas compactas e considera a possibilidade de pagar um pouco mais para levar para a casa a ZV-1, veja as vantagens dessa câmera sobre a ZV-1F:
- Lente com zoom óptico que aproxima até 2.9x os assuntos. Com abertura máxima de f/1.8, é um pouco mais brilhante que a da ZV-1F (f/2).
- AF híbrido, mais rápido e preciso que o de detecção de contraste da ZV-1F.
- Sistema óptico de estabilização (o da ZV-1F é digital)
- Produção de arquivos RAW e de imagens panorâmicas pelo sistema de varredura
- Possui filtro ND, inexistente na ZV-1F
- Além de tirar 24 fotos por segundo no modo sequencial, ela ajusta o foco e a exposição a cada disparo, enquanto na ZV-1F o índice é de 16 fps e sem foco contínuo.
Agora, as vantagens da ZV-1F sobre a ZV-1:
- Lente grande angular de 20 mm, contra a de 24 mm da ZV-1.
- Bateria de maior autonomia (360 fotos por carga enquanto a ZV-1 tira apenas 260) e conexão USB Tipo-C que permite, entre outras possibilidades, a alimentação direta via USB.
Nota: apesar da Sony ZV-1F não possuir o filtro ND, sua lente aceita a instalação de filtros ND opcionais. Eles servem para reduzir a entrada da luz, o que é útil, por exemplo, quando o fotógrafo deseja obter o efeito da exposição prolongada em ambiente fartamente iluminados, como à luz do dia.
- Pequena e leve (256 g) cabe no bolso para estar sempre à mão
- Sensor de 1 polegada, maior do que o das câmeras compactas padrão e das câmeras de celulares, favorece a qualidade da imagem produzida
- Lente Carl Zeiss grande angular de 20 mm (equiv.) bastante brilhante, com abertura de F2.0
- Tela sensível ao toque e totalmente articulável
- Sistema AF com detecção do olho e rastreamento do assunto
- Tira até 16 fotos por segundo no modo sequencial
- Apesar de compacta, disponibiliza recursos de câmeras avançadas, como ajustes manuais da exposição, prioridade da abertura e da velocidade, etc.
- Botão de fácil acesso para aplicar o efeito de bokeh (fundo desfocado)
- Função que muda o foco imediatamente para o objeto que se coloca na frente da câmera: bom para criadores de conteúdo que fazem análise de produtos
- Gravação de vídeos 4K 30p sem corte adicional
- Microfone integrado direcional de 3 cápsulas, aceita microfone externo, vem com acessório que reduz ruído de vento
- Luz de gravação frontal para sinalizar que está filmando
- Produz vídeos HDR (via curva gama HLG) para visualização em TVs HDR
- Filmes Full HD em câmera lenta
- Gravação S-Log (e proxy) para maior flexibilidade na edição pós-produção
- Carregamento da bateria via USB Tipo-C
- Wi-Fi e Bluetooth para o envio de arquivos e para operar a câmera remotamente
- Lente fixa: sem zoom óptico, só digital
- Desprovida de sistema de estabilização óptica, só digital
- O sistema de estabilização híbrido produz ligeiro corte nas filmagens, o que poderá obrigar o fotógrafo a esticar um pouco mais o braço
- Autofoco de detecção de contraste
- Não ajusta foco e exposição a cada foto no modo sequencial; a Sony não informa o número de disparos por sequencia
- Não produz arquivos RAW nem imagens panorâmicas
- A Sony ZV-1 não tem flash integrado nem aceita flash externo
- Macrofotografia pouco impressionante, a 5 cm do assunto
- Desprovida de visor ocular; ele poderá fazer falta ao fotografar nos dias ensolarados em que a claridade dificulta a visualização pela tela
- Não possui entrada para fone de ouvido, item importante para o vlogger monitorar o áudio de suas gravações
Comparativo entre as duas câmeras vlogger compactas, a Sony ZV-1F e a Sony ZV-1, além de duas mirrorless também utilizadas pelos produtores de conteúdo, a Sony ZV-E10 e a Sony Alpha ILCE 6100, esta última conhecida como Sony a6100. As quatro câmeras têm muito em comum, como vemos na linha "Outros" onde reunimos alguns dos importantes recursos compartilhados por todas. Por isso mesmo, fique atento às diferenças entre elas para descobrir qual a mais indicada para você. E confira mais acima, nesta página, comparativo mais detalhado entre as duas compactas, a ZV-1F e a ZV-1.
Nome | Sony ZV-1F |
---|---|
Fabricante | Sony |
Lançamento | Outubro, 2022 |
Tipo | Compacta |
Preço | Aprox. US$ 500,00 (2022) |
Dimensões | 105,5 x 60 x 46,4 mm (LAP) |
Peso |
|
Sensor | CMOS |
. Formato | 1" |
. Tamanho | 13,2 x 8,8 mm |
. Fator de Corte | 2,7x |
. Pixels Efetivos | 20,1 megapixels |
Processador | BIONZ X |
Aspect Ratio | 3:2, 4:3, 16:9, 1:1 |
Fotos |
|
Vídeos | Formato XAVC S Vídeo: MPEG-4 AVC/H.264 Áudio: LPCM
Microfone estéreo Aceita mic externo |
Zoom Óptico | 1x |
Zoom Digital | Sim |
Alcance Focal | 20 mm (equiv.) |
Abertura | F2.0 - F7.6 |
Estabilizador | Não - SteadyShot eletrônico, não óptico, e apenas para filmes |
Foco |
|
Foco Manual | Sim |
Detecção de Face | Sim |
Distância Mínima | 5 cm |
Macrofotografia | 5 cm |
Luz Assistente | Não |
Sensibilidade ISO | 125-12800, expansível a 80 para fotos |
Balanço do Branco | Auto, Auto Ambiente, Auto Branco, Luz do Dia, Sombra, Nublado, Incandescente, Fluorescente (Branco Quente, Branco Frio, Branco Dia, Luz do Dia), Subaquático Auto, Temperatura da Cor, Filtro da Cor, Personalizado |
Bal. do Branco Manual | Sim |
Velocidade Mínima | 30 segundos |
Velocidade Máxima | 1/32000 seg. |
EV (Exp. Value) | +/- 3 EV (passos de 1/3 EV) |
Métodos de Medição | Multipadrão, Ponderado ao centro, Ponto, Média do ecrã completo, Realce |
Controle Manual da Exposição | Sim |
Modos de Cena | Não |
Prioridade da Abertura | Sim |
Prioridade da Velocidade | Sim |
Modo Contínuo | Até 16 fotos de 20 MP por segundo |
Temporizador | 3, 5 ou 10 segundos
|
Flash Interno | Não |
Alcance Flash | --- |
Sapata para Flash Externo | Não |
Modos de Flash | --- |
Tela | TFT LCD |
. Tamanho | 3 polegadas |
. Nº de Pontos | 921.600 |
. Articulável | Sim, articulação total: vira, inclina e gira na lateral da câmera |
Sim | |
Visor Ocular | Não |
Bateria | Recarregável, formato proprietário NP-BX1 |
. Autonomia | 360 fotos por carga |
Bateria Inclusa | Sim |
Carregador Incluso | Não, a bateria recarrega dentro da câmera por meio de cabo USB Tipo-C incluso |
USB | USB 2.0 de Alta Velocidade Conector USB Tipo-C |
HDMI | Sim, micro HDMI |
Wi-Fi | Sim (2,4 GHz) |
Bluetooth | Sim |
GPS | Não |
Memória Interna | Não |
Cartão de Memória | Memory Stick Pro Duo, Memory Stick Pro-HG Duo, SD, SDHC, SDXC e, utilizando adaptador dedicado, cartões Memory Stick Micro ou microSD |