Se desde que foi lançada em 2016 a Canon EOS Rebel T6 é considerada uma das câmeras DSLR de preço mais acessíveis, que dirá agora que ela se encontra nas prateleiras do mercado de usadas! Mas além do preço tentador, o que conta muito a seu favor é a qualidade profissional das fotos que entrega. Vamos então, neste review, dar uma olhada no potencial e nas limitações desta câmera para você decidir se ainda vale a pena sua aquisição.
Conhecida em alguns países como Canon EOS 1300D ou ainda Canon EOS Kiss X80, a Canon T6 é a caçula da linha de Rebels T6 da Canon, que lançou um ano antes a Canon EOS Rebel T6i e a Canon EOS Rebel T6s. São câmeras DSLR de entrada, sendo a Canon T6 a mais básica do trio. Ela vem com sensor de 18 megapixels, tela LCD fixa de boa qualidade, autofoco preciso de 9 pontos capaz de rastrear os assuntos, dá até 1.100 disparos ao índice de 3 fps e possui conexão Wi-Fi para compartilhamento das fotos.
Bastante leve e fácil de usar, a câmera tem corpo construído basicamente em material plástico, com partes texturizadas para uma pegada firme e confortável. Os controles são bem posicionados e intuitivos, tudo para, em conjunto, aumentar o prazer de fotografar com essa pequena câmera de lentes intercambiáveis.
Como seria de se esperar, em comparação aos recursos de câmeras mais atuais e caras, os da Canon EOS T6 pouco escapam do padrão. Com modestos 18 megapixels, a resolução de seu sensor APS-C perde feio para as concorrentes mas na prática, a menos que você goste muito de publicar recortes ou imprimir cópias enormes, raramente você vai sentir falta de mais megapixels. Para se ter uma idéia, essa resolução permite cópias de até 30 x 45 cm com qualidade profissional de impressão (300 dpi), ou ainda maiores se você não for tão exigente.
A câmera tem tela traseira de 3 polegadas constituída por 920 mil pontos, o que lhe confere alta nitidez e ótima qualidade. Para decepção de muitos ela não articula nem é sensível ao toque, mas numa avaliação mais ampla vemos que este é o padrão em câmeras do valor da Canon T6. Para ter essas funcionalidades será preciso elevar um pouco o orçamento dessa compra.
Seu sistema de autofoco não é impressionante como o das câmera mais atuais, mas a Canon EOS Rebel T6 conta com um sistema de 9 pontos AF selecionáveis (por meio de teclas de direção, já que ela não tem tela sensível ao toque) bastante confiável e rápido. Ele só perde a agilidade quando o usuário fotografa por meio da tela em vez do visor ou em situações de pouca luz.
É preciso dizer que esse inconveniente é comum em câmeras DSLR, culpa do sistema AF de detecção de contraste que toma a frente do de detecção de fase quando a telinha é acionada. Mas, admitimos, a Canon T6 é um pouco mais leeenta nessa situação do que as concorrentes, o que vai fazer o fotógrafo recorrer ao visor óptico para não perder lances importantes ao fotografar assuntos em movimento, como nas festas das crianças correndo para todos os lados.
A performance da Canon T6 no modo de fotos sequencial também não é uma maravilha, apenas 3 fotos por segundo. Em compensação ela consegue mantém essa velocidade para até 1.100 fotos JPEGs, isso sim é de tirar o chapéu e a torna, de certa maneira, interessante para fotos de ação. A quantidade cai para 6 fotos por segundo ao fotografar em RAW ou 5 fotos no modo RAW+JPEG.
Já os recursos para a gravação de vídeos são, para dizer o mínimo, básicos. A Canon EOS T6 produz filmes Full HD 30p e HD 60p, além dos SD 30p (640 x 480). Apesar da nitidez e colorido satisfatórios, o sistema do foco das gravações não é contínuo, significa que você terá de redefinir o foco quando o objeto se aproxima ou se distancia da câmera, procedimento que é visível no filme, prejudicando sua qualidade final.
Outra má notícia: a Canon T6 não possui entrada para microfone externo. Dado que os microfones integrados das câmeras nem sempre conseguem capturar o som de forma satisfatória, uma alternativa seria utilizar gravador externo de voz, o que obrigaria a, depois, editar e sincronizar a trilha de áudio ao filme gravado pela Canon Rebel T6, prática deveras trabalhosa que, certamente, arregimentará poucos adeptos. Enfim, essas duas deficiências tornam a Canon T6 desaconselhável se a prioridade for filmar.
A câmera possui conexão Wi-Fi com NFC para facilitar o compartilhamento de fotos. Por meio dessa conexão é possível operar a Canon T6 remotamente, a partir do celular compatível, e selecionar o ponto de foco ao simples toque na tela do smartphone.
Ela é compatível com o aplicativo "Webcam Utility" da Canon que você poderá baixar e instalar no seu PC ou notebook para transformar a Canon T6 numa webcam de alta qualidade para videoconferências pelo Skype e Zoom, entre outras possibilidades.
Faz parte do pacote da Canon EOS Rebel T6 a bateria LP-E10 que, segundo a Canon, tira até 500 fotos por carga. Se em vez do visor óptico você utilizar a tela para enquadrar a cena, a bateria vai esgotar após 180 disparos. São números modestos para esse tipo de câmera mas aceitáveis devido o baixo custo ostentado pela Canon T6. De qualquer forma ela passa a perna na autonomia média das baterias das mirrorless, como se pode ver nos comparativos, abaixo. A T6 vem também com carregador para recarregar a bateria fora da câmera.
Sem dúvida, a Canon EOS Rebel T6 é uma boa opção para quem quer gastar o mínimo possível e ainda ter nas mãos uma verdadeira câmera fotográfica, capaz de entregar fotos surpreendentes e de qualidade muito superior às produzidas pelos pequenos sensores de câmera compactas ou de smartphones.
Alguns recursos são sacrificados em nome do baixo custo, como a tela que não é sensível ao toque ou articulável. Selfies estão fora do cardápio da Canon T6: com ela os autorretratos deverão ser mais elaborados, acionando-se o temporizador da câmera, apoiada em algum móvel ou tripé.
Também não dá para se exigir que uma câmera deste preço tenha superpoderes em situações de pouca luz (a escala ISO da Canon T6 não é das mais amplas) ou em cobertura esportiva, apesar de que, o índice de 3 fotos por segundo não é desprezível, especialmente por se manter quase que ilimitadamente, o que não é para qualquer uma.
O ponto fraco da Canon T6 que na nossa opinião merece maior atenção se refere aos recursos (ou a falta deles) nas filmagens: apesar da imagem dos filmes ser muito boa, o resultado final poderá ser prejudicado pela ausência do foco automático nas gravações e da entrada para microfone externo. Assim, se filmar for prioridade para você, tire a Canon T6 da sua lista.
Nos comparativos que criamos neste review entre a Canon EOS Rebel T6 e suas concorrentes incluímos o autofoco na filmagem e o suporte para microfone externo. Repare que entre as câmeras de mesma faixa de preço da Canon EOS T6 esses recursos só estão presentes na Nikon D3300.
No segundo comparativo, onde colocamos a Canon T6 ao lado de câmeras um pouco mais caras para você avaliar se vale a pena gastar um pouco mais, esses recursos só aparecem na Canon EOS Rebel T7 Plus. Mesmo câmeras mirrorless mais caras, como a Canon EOS M200 e a Sony Alpha ILCE 5100, ficam devendo a entrada para o microfone externo. Ou seja, Nikon D3300 à parte, para ter tudo isso junto será necessário abrir mais e mais a carteira.
Já os potenciais compradores cujo foco principal está na fotografia, sem grandes pretensões nas filmagens, poderão se dar por felizes. Certamente eles encontrarão na Canon EOS Rebel T6 tudo que precisam e, com o econômico investimento, ainda contarão uma folga orçamentária para aplicar na sedutora variedade de lentes disponíveis para esta câmera, como teleobjetivas, macro, lentes de maior abertura que beneficiam fotos com pouca luz, e tantas outras que irão ampliar os horizontes de sua câmera e da sua fotografia.
- Câmera SLR de preço econômico, lançada em 2016 por US$ 550,00 com a lente 18-55mm, hoje encontrada a preço ainda mais acessível no mercado de usadas
- Pequena, leve, fácil de usar e com pegada confortável
- Produz fotos de alta qualidade que surpreendem usuários habituados a câmeras compactas ou de smartphones
- Bom autofoco, capaz de rastrear assuntos em movimento; é possível selecionar por meio das teclas de direção um dos 9 pontos de foco
- O modo Criativo Auto disponibiliza a fácil aplicação de diferentes efeitos, como desfocar o plano de fundo na intensidade desejada
- A Canon Rebel T6 produz vídeos Full HD 30p e HD 60p. Disponibiliza ajuste manual da exposição. Limite por filme: 29 minutos e 59 segundos ou 4 GB
- Apesar do índice de 3 fps no modo sequencial não impressionar, é capaz de manter essa velocidade de disparo para até 1.100 fotos JPEGs
- Wi-Fi com NFC facilita o compartilhamento das fotos e operar a câmera remotamente por meio de celulares ou tablets
- Pode ser usada com webcam de alta qualidade por meio do aplicativo EOS Webcam Utility
- Sensor de 18 megapixels, ultrapassado por várias concorrentes
- A Canon T6 não possui estabilizador, recurso que deverá constar nas lentes
- Modo de fotos sequencial limitado a 3 fotos por segundo
- Foco lento no Live View ou com baixa luz exige a paciência do fotógrafo
- Sem autofoco contínuo na filmagem, som mono e sem entrada para microfone externo
- Não produz vídeo em câmera lenta
- Não possui função HDR nem recursos para a criação de panorâmicas
- O que não se encontra na Canon T6 nem na maioria das DSLR de preço econômico: filmagem 4K, tela articulável e sensível ao toque
Comparamos neste quadro a Canon EOS Rebel T6 com outras câmeras DSLR que você poderá encontrar a um preço bem semelhante ao dela. Começamos por dois modelos da mesma marca que a T6 mas mais recentes, a Canon EOS Rebel T7 Plus e a Canon EOS Rebel T100. Em seguida a Canon T6 enfrenta uma de suas mais duras concorrentes, a Nikon D3300, lançada dois anos antes mas que por ser praticamente do mesmo preço da Canon T6 e se destacar em alguns recursos faz sombra para ela até hoje.
Observe o preço de lançamento dessas câmeras: como hoje a Canon T6 só está disponível no mercado de câmeras usadas, não será difícil você se deparar com exemplares dela ao preço que se paga no site oficial da Canon pela Canon T100 novinha em folha. É preciso lembrar que a Canon EOS T100 detém o título da mais barata das DSLR. Esperamos que esse comparativo e nossos reviews ajudem a descobrir qual dessas máquinas vale mais a pena para você, segundo suas expectativas na fotografia.
Neste quadro a Canon EOS Rebel T6 é comparada com câmeras mais caras mas que, assim como a Canon T6, por terem alguns aninhos nas costas dão eventualmente as caras no comércio de seminovas a preços um pouco mais amigáveis. E mesmo que exijam investimento um pouco maior, a superioridade de seus recursos pode representar um custo-benefício considerável.
A primeira é a Canon EOS Rebel T6i, "irmã rica" da Canon T6, mas lembramos que existe também a Canon EOS Rebel T6s, ainda mais sofisticada que a Canon T6i, não incluída neste quadro em função de seu preço elevado. Em vez disso, trouxemos para cá duas mirrorless, a Canon EOS M200 e a Sony Alpha ILCE 5100, boas opções para concorrer nesta disputa.
Nome | Canon EOS Rebel T6 Canon EOS Rebel T6 (W) Canon EOS 1300D Canon EOS 1300D (W) Canon EOS Kiss X80 |
---|---|
Fabricante | Canon |
Lançamento | Março, 2016 |
Tipo | DSLR |
Encaixe da Lente | Canon EF/EF-S |
Preço | Aprox. US$ 550,00 (2016) |
Dimensões | 129 x 101,3 x 77,6 mm (LAP) Lente: 68,5 x 70 mm (máx. diâmetro x comprimento) |
Peso |
|
Sensor | CMOS |
. Formato | APS-C |
. Tamanho | 22,3 x 14,9 mm |
. Fator de Corte | 1,6x |
. Pixels Efetivos | 18 megapixels |
Processador | DIGIC 4+ |
Aspect Ratio | 3:2, 4:3, 16:9, 1:1 |
Fotos | 20 tamanhos, de 5184 x 3456 a 480 x 480 JPEG, RAW, RAW+JPEG |
Vídeos | Formato: MOV Vídeo: MPEG-4 AVC/H.264 Áudio: PCM Linear
Bit rate
Não aceita mic externo |
Zoom Óptico | 3x |
Zoom Digital | Não |
Alcance Focal | 18 - 55 mm |
Abertura | f/3.5-f/22 (W) f/5.6-f/36 (T) |
Estabilizador | Não (máquina) Sim (lente) |
Autofoco |
|
Foco do Live View | Contrast detection (FlexiZone-Single, Face detection Live mode), Phase-difference detection; Foco manual |
Foco na Filmagem | Igual ao do Live View |
Foco Manual | Sim |
Detecção de Face | Sim |
Distância Mínima | 25 cm |
Macrofotografia | --- |
Luz Assistente | Disparo intermitente do flash |
Sensibilidade ISO | Auto, 100 a 6400 Expansível a 12800 |
Balanço do Branco | Auto (Prioridade de ambiente), Auto (Prioridade de branco), Luz de Dia, Sombra, Nublado, Luz Tungstênio, Luz Fluorescente branca, Flash; Personalizado |
Bal. do Branco Manual | Sim |
Velocidade Mínima | 30 segundos
|
Velocidade Máxima | 1/4000 seg. |
EV (Exp. Value) | +/- 5 EV (passos de 1/2 e 1/3 EV) |
Métodos de Medição | 63-zonas TTL, Medição Matricial, Parcial no Centro, Pontual e Ponderação Central |
Controle Manual da Exposição | Sim, total |
Modos de Cena | Retratos, Paisagem, Close-up, Desporto e Retrato Noturno |
Prioridade da Abertura | Sim |
Prioridade da Velocidade | Sim |
Modo Contínuo | 3 fotos por segundo para até 1.110 disparos em JPEG por sequência, 6 RAW ou 5 RAW+JPEG |
Temporizador |
|
Flash Interno | Sim, pop-up |
Alcance Flash | Nº guia (ISO 100) 9,2 m Nº guia (ISO 200) 13 m |
Sapata para Flash Externo | Sim |
Tela | LCD |
. Tamanho | 3 polegadas |
. Nº de Pontos | 920.000 |
. Articulável | Não |
Não | |
Live View | Sim |
Visor Ocular | Sim, óptico (pentaespelho) |
. Cobertura | 95% |
. Ampliação | 0,80x |
Ajuste de Dioptrias | Sim |
Bateria | Recarregável, formato proprietário LP-E10 |
. Autonomia |
|
Bateria Inclusa | Sim |
Carregador Incluso | Sim |
USB | USB de Alta Velocidade |
HDMI | Sim (mini HDMI) |
Wi-Fi | Sim, com NFC |
Bluetooth | Não |
GPS | Não |
Memória Interna | Não |
Cartão de Memória | SD, SDHC, SDXC |