Lançada em 2019 como uma das menores e mais leves câmeras de lentes intercambiáveis, a Canon EOS Rebel SL3 se mantém nesse posto até a data deste review. Num mercado cada vez mais voltado para o público que deseja, além de tirar boas fotos, sair com a câmera na mão produzindo conteúdo para as redes sociais, a constituição física do equipamento importa.
E neste contexto, o fato da Canon SL3 ser uma das menores e mais leve DSLR do mundo a torna atraente não apenas no mercado das DSLR, repleto de câmera volumosas e muitas vezes desagradáveis de portar, como também no mercado das pequenas câmeras vlog, onde ela desponta como uma das poucas DSLR num universo cada vez mais habitado pelas mirrorless.
Conhecida na Europa como Canon EOS 250D e na Ásia como Canon EOS Kiss X10, a Canon SL3 vem com sensor APS-C de 24,1 megapixels e processador DIGIC 8. É indicada para os que desejam trocar suas digitais compactas ou celulares por câmeras de recursos mais avançados, capazes de elevar de patamar a qualidade de suas fotos e filmes - no caso da Canon SL3, mais especificamente filmes Full HD, porque apesar dela filmar em 4K, ainda impõe muitos limites nessa resolução, como veremos mais adiante.
Um dos mais úteis recursos da Canon SL3, especialmente para quem planeja filmar a si mesmo, é sua tela totalmente articulada. Sensível ao toque e de excelente qualidade (constituída por 1.040.000 pontos), ela vira e gira para permitir ao fotógrafo enquadrar comodamente os mais diversos ângulos, além da captura no modo selfie. Como toda DSLR ela possui visor ocular óptico, detalhe que se diferencia dos visores eletrônicos das mirrorless concorrentes.
Visores ópticos mostram a cena como a vemos através de uma janela, sem qualquer artificialismo. Os eletrônicos e as telas LCD mostram a cena em tempo real mas digitalizada, da forma que será após capturada, sob os efeitos das configurações aplicadas, como da exposição, do Bal. do Branco... Assim, por meio das DSLR você terá duas visualizações diferentes da cena, a digitalizada pelo LCD e a natural pelo visor, enquanto que pelas mirrorless você vai ver a mesma coisa, pelo LCD e pelo visor ocular. Uma das vantagens do visor óptico é que sua visibilidade não se prejudica em dias ensolarados, e eles são muito, mas muito econômicos. Há quem prefira visores ópticos e quem prefira os eletrônicos, por isso é bom ter entre as câmeras para vloggers boas opções também de câmeras DSLR, como a Canon SL3, e não somente as mirrorless.
A Canon EOS SL3 conta com toda automação necessária para ser facilmente operada por aqueles que desejam deixar todos os ajustes por conta da câmera, mas oferece também um dos mais eficientes guias de ajuda integrado para orientar quem planeja se aventurar nos comandos manuais, o que permitirá aos novatos aprender sobre os recursos avançados enquanto se divertem fotografando.
Apesar de ser uma câmera de 2019, a Canon EOS SL3 vem com um dos mais avançados sistema de autofoco, o rápido e preciso Dual Pixel. Com suporte à detecção e rastreamento não apenas de rostos mas, mais especificamente, de olhos, o sistema garante nitidez dos retratos, mesmo que as pessoas se movimentem pelo quadro. Mas, atenção, o Dual Pixel só está disponível por meio da visualização ao vivo da tela, se você acionar o visor ocular para fotografar por meio dele, o sistema de autofoco será automaticamente substituído por mais básico, o de nove pontos AF.
A Canon SL3 possui flash pop-up integrado que alcança quase 10 metros com ISO 100, o que é bastante razoável e suficiente para as festinhas em ambientes de médio porte. Mas se você planeja uma maior atuação em eventos noturnos e quiser se equipar com unidade de flash externo, prepare-se para gastar bem mais do que o esperado. Isso porque a sapata da Canon SL3 é desprovida do pino central de sincronização, o que dificulta a utilização de flashes externos fabricados por terceiros, encontrados por até cinco vezes menos do que você será obrigado a pagar por um Speedlite da Canon.
Na gravação de vídeos, se o seu interesse principal for filmar em Full HD e HD, certamente ficará feliz com os recursos e o potencial da Canon SL3 em produzir vídeos de alta qualidade. Você poderá contar com a eficiência do autofoco contínuo Dual Pixel que detecta até mesmo o olho da pessoa e o rastreia enquanto ela se move pelo quadro. A câmera grava com som estéreo e aceita microfone externo, o que é útil para evitar interferências sonoras como a do ruído do vento.
Os filmes Full HD podem ser gravados em até 60p, pena que o frame rate 24p ficou de fora. Padrão dos filmes que assistimos no cinema ou TVs, as gravações com 24 frames por segundo produzem imagem suficientemente suave, semelhante à que os olhos estão acostumados na vida real, e geram arquivos leves, o que é importante quando há pouco espaço no cartão. Ao filmar em Full HD com a Canon SL3 você deverá escolher entre 30p ou 60p. E ao filmar em HD só terá uma opção: 60p.
É na resolução 4K que a filmagem da Canon EOS SL3 impõem limites mais preocupantes. Para começar, as gravações nessa resolução perdem o eficiente autofoco Dual Pixel e utilizam em seu lugar um sistema de foco também contínuo mas menos preciso. Nos filmes com pouca luz, outro obstáculo: o fator máximo da sensibilidade ISO disponível é 6400, enquanto nas gravações em Full HD ou HD pode chegar a 12800, expansível a 25600 (nas fotos a expansão atinge 51200!).
Além disso, a Canon SL3 impõe um corte que irá estreitar o ângulo de visão nas gravações em 4K. Várias câmeras concorrentes, algumas inclusive bem mais caras que a Canon SL3, também apresentam cortes nas filmagens em 4K, mas o da Canon SL3 nos parece um pouco mais acentuado. Segundo nossos cálculos, ele é de aproximadamente 1,7x. Na prática, ao filmar em 4K com a lente de 18-55mm do kit, o comprimento focal efetivo no ângulo largo será em torno de 50mm. Considerando-se que um ângulo moderadamente largo tem em torno de 28 mm, estaríamos como que dando um zoom de quase 2x nesse comprimento. E se você ativar a estabilização digital terá mais um corte. Ou seja, ao filmar em 4K segurando a câmera apontada para você, seu braço precisará ser incrivelmente comprido para que seu rosto não ocupe todo o quadro.
Significa dizer que a filmagem em 4K da Canon SL3 é impraticável? Claro que não, e você será capaz de criar bons filmes nessa resolução, especialmente se o assunto não desafiar o sistema de autofoco da câmera movendo-se freneticamente durante a gravação. E na filmagem de assuntos distantes, o efeito de "aproximação" produzido pelo corte da Canon SL3 poderá até ser visto com bons olhos. Agora, se você pretende se dedicar a trabalhos profissionais e acredita que terá uma ampla e diversificada demanda de filmes 4K, então a Canon SL3 não será uma boa opção para você.
Todos esses recursos num pacote tão leve e pequeno torna a Canon EOS Rebel SL3 uma ótima opção especialmente para iniciantes: o que pesa contra ela hoje em dia é seu preço que, por manter-se praticamente intato desde o lançamento, empata com o de câmeras de lentes intercambiáveis mais recentes, até menores e mais leve, as mirrorless, conforme você poderá conferir nos comparativos mais abaixo. Mas se você prefere se manter nas DSLR ou pensa em adquirir a câmera no mercado de seminovas para baratear seu custo, terá mais chances de encontrar a Canon SL3 do que as novas mirrorless. E, neste caso, poderá abrir seu leque e garimpar ofertas também para a Canon EOS Rebel SL1 e Canon EOS Rebel SL2, versões anteriores desta linha SL" de pequenas reflex da Canon. Para facilitar seu trabalho, confira ainda neste review o comparativo que elaboramos sobre essas três Canon "SL".
Vamos agora para o principal: a qualidade de imagem produzida pela Canon EOS Rebel SL3. Conforme você poderá comprovar na Galeria de Kotmi Yamamura publicada como complemento deste review, a beleza das fotos tiradas com a Canon SL3 surpreende pela riqueza dos detalhes e o colorido vibrante, quer sejam capturadas à luz do dia, em ambientes internos pouco iluminados ou à noite.
Para possibilitar a avaliação da qualidade da imagem produzida, apresentamos recortes com até 100% de visualização (ou seja, sem redução no tamanho original) de algumas das fotos de Kotmi. Redobre sua atenção nas que foram tiradas na resolução máxima do sensor da Canon EOS SL3, ou seja, 24 MP.
Mesmo nos altos fatores ISO, como 3400 ou até 6400, o colorido e o nível de detalhes se manteve, o que mostra o superior potencial da Canon SL3 em fotos com pouca luz. Na análise pixel-a-pixel o ruído é visível a partir do ISO 3200, como você poderá conferir, mas ainda assim bastante aceitável. No fator 6400 a granulação começa a se acentuar impedindo a utilização da foto em sua resolução total, mas ela poderá ser bem aproveitada em resoluções menores.
Também a exposição das fotos mostrou-se precisa, inclusive no modo automático, quando o fotógrafo poderá, por exemplo, definir alguns parâmetros, como o EV, de forma a obter foto mais clara ou mais escura, e deixar o restante das configurações por conta da câmera.
66 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Canon EOS Rebel SL3 / Canon EOS 250D
Se você ainda não está disposto a saltar para as mirrorless e prefere se garantir com a tecnologia tradicional das DSLR mas em exemplares o menor possível, poderá garimpar por essas três pequenas Canon. E para que não se perca entre elas, elaboramos esse comparativo com o que é importante você saber antes de decidir qual das três melhor se encaixa em suas expectativas. Você também poderá acessar neste site o review de cada uma delas.
Importante lembrar que tudo começou em 2013, quando a Canon estreou a linha "SL" de reflex compactas por meio da Canon EOS Rebel SL1 (ou Canon EOS 100D), lançada como a menor DSLR do mundo. Em 2017 esta câmera foi substituída pela Canon EOS Rebel SL2 (ou Canon EOS 200D). Esses dois modelos você só deverá encontrar no mercado de segunda mão. Já a irmã mais nova delas, a Canon EOS Rebel SL3 (ou Canon EOS D250) que você conheceu nesse review, ainda se encontra à venda na grade atual da Canon, mas como foi lançada há quase cinco anos (2019), certamente se encontra também no mercado de seminovas por preços mais tentadores.
O design dessas três câmeras pouco muda, mas a Canon SL1 é ainda um pouco menor e mais leves do que as outras duas. A imagem acima dá uma idéia aproximada da diferença de tamanho entre elas. A Canon SL2 e a SL3 têm exatamente as mesmas dimensões, enquanto a Canon SL1 é menor e mais leve (a diferença passa de 30 g). Ela ganha nesse quesito, mas perde em outros, como na autonomia da bateria. Tira apenas 150 fotos no Live View, número que sobe para - ainda modestos - 260 disparos na Canon SL2, tornando-se melhorzinho na Canon SL3: 320 fotos. Ao utilizar o visor óptico em vez da telinha, o número de disparos por carga da bateria na Canon SL1 é de 380, atinge 650 na Canon SL2 e bate a gloriosa marca de 1.070 na Canon SL3.
Ponto para a Canon SL2: sua tecnologia Wi-Fi possui a funcionalidade NFC que facilita emparelhar a câmera com dispositivos Android. O Wi-Fi da Canon SL3 é sem NFC, mas essas duas digitais ainda contam com a conexão Bluetooth. Você não vai encontrar nem Wi-Fi nem Bluetooth na Canon SL1: sua conexão é apenas via USB ou HDMI.
Boa notícia, as três possuem autofoco confiável, sistema híbrido na Canon SL1 e Dual Pixel na Canon SL2 e Canon SL3, mas apenas a mais recente, a Canon SL3, é capaz de detectar olhos. A escala ISO das três vai até o fator 25600, expansível a 51200 na Canon SL2 e Canon SL3. Também o índice de 4 fotos por segundo no modo sequencial da Canon SL1 perde para o de suas irmãs, que tiram 5 fotos por segundo. É preciso dizer que com esse índice, nenhuma das três é indicada para a cobertura de eventos esportivos, mas a Canon SL2 e a Canon SL3 são um pouco mais ligeiras.
Contudo, o que mais deixa a Canon EOS SL1 em desvantagem é que sua tela LCD é fixa, enquanto totalmente articulável nas outras duas câmeras. E na Canon EOS SL3, a falta do pino central de sincronização na sapata salta aos olhos e dói no bolso de quem pretende acoplar flash externo: para funcionar, o acessório terá de ser original da Canon, muito mais caro que os do mercado paralelo. Palmas para a Canon EOS SL2 que não tem nenhum desses dois problemas! Sua tela é totalmente articulável e sua sapata possui o pino central.
Na filmagem, a gravação de som da Canon SL1 é mono enquanto nas outras é estéreo. Felizmente, assim como suas irmãs, ela tem entrada para microfone externo. As duas câmeras, Canon SL1 e Canon SL2, disponibilizam o frame rate 24p para as filmagens em Full HD, especificação ausente na Canon SL3. Em compensação, a única das três que filma na resolução 4K é a Canon EOS SL3 (mas com o corte de 1,7x e sem o autofoco Dual Pixel).
- Lançada em 2019, a Canon EOS Rebel SL3 se mantém como uma das menores e mais leves câmeras DSLR do mercado
- Tela LCD de alta qualidade (1.040.000 pontos), sensível ao toque e totalmente articulável
- Preciso sistema de autofoco Dual Pixel no modo Live View, com detecção e rastreamento de rostos e olhos
- A Canon SL3 é fácil de usar e conta com eficiente guia de ajuda para novatos aprenderem a usar em tempo real recursos mais avançados
- Sensibilidade ISO atinge o fator 25600, expansível até 51200
- Efeitos como o "Pele Lisa" que suaviza e disfarça imperfeições da pele em até 5 níveis
- Boa qualidade de imagem nas fotos, cores atraentes, alto nível de detalhes e ruído aceitável em fatores de ISO alto
- Filma em 4K 24p, mas com limites (veja em Contras)
- Filmagem em Full HD e HD de até 60p com autofoco Dual Pixel
- Gravação de som estéreo e entrada para microfone externo
- Produz vídeos em time-lapse em 4K e Full HD, e filmes HDR em Full HD
- Autonomia da bateria bem acima da média: tira até 1070 fotos por meio do visor óptico. No modo Live View esse número cai para razoáveis 320
- Wi-Fi e Bluetooth para o envio de fotos e de vídeos
- Você deverá adquirir lentes com estabilizador de imagem, já que a Canon EOS SL3 não dispõe deste recurso em seu corpo
- O autofoco Dual Pixel é substituído por um sistema mais básico de 9 pontos AF ao se utilizar o visor óptico
- Filmes 4K com corte adicional de 1,7x e autofoco menos confiável que Dual Pixel
- O visor óptico da Canon SL3 tem ampliação de 0,54x (equiv.): significa que o tamanho do que se vê através dele será mais reduzido em relação ao real do que desejável
- A falta do pino central de sincronização na sapata obriga a aquisição de unidades de flash originais da Canon, bem mais caros que os fabricados por terceiros
- Sem recursos para a criação de imagens panorâmicas
- Não produz vídeo em câmera lenta
- Não disponibiliza o frame rate 24p na filmagem em Full HD e a única opção para os filmes HD é 60p
Apesar da Canon EOS Rebel SL3 ser de 2019, ela ainda está presente no mercado e seu preço não mudou muito, sendo assim bem semelhante ao dessas três mirrorless fabricadas mais recentemente que incluímos nesse comparativo. Elas são a Canon EOS M50 Mark II, a Nikon Z30 e a Sony ZV-E10.
Neste gráfico a Canon EOS Rebel SL3 enfrenta aquela que foi uma de suas mais fortes concorrentes e que também é uma das menores DSLR do mercado, a Nikon D5600, câmera que em seu lançamento custava um pouco mais que a Canon SL3 mas que hoje pode ser encontrada a preço bem mais acessível no mercado de seminovas. Temos também aqui duas mirrorless, a Sony Alpha ILCE-6400 e a Canon EOS M200, esta última mais acessível e menor, uma opção ainda presente no mercado e que poderá interessar você.
Nome | Canon EOS Rebel SL3 Canon EOS 250D Canon EOS 200D II Canon EOS Kiss X10 |
---|---|
Fabricante | Canon |
Lançamento | Abril, 2019 |
Tipo | DSLR |
Encaixe da Lente | Canon EF/EF-S |
Preço | Aprox. US$ 750,00 (2019) |
Dimensões | 122,4 x 92,6 x 69,8 mm (LAP) Lente: 69 x 75,2 mm (máx. diâmetro x comprimento) |
Peso |
|
Sensor | CMOS |
. Formato | APS-C |
. Tamanho | 22,3 x 14,9 mm |
. Fator de Corte | 1,6x |
. Pixels Efetivos | 24,1 megapixels |
Processador | DIGIC 8 |
Aspect Ratio | 3:2, 4:3, 16:9, 1:1 |
Fotos | 20 tamanhos, 6000 x 4000 a 1600 x 1600 JPEG (Fina e Normal), RAW, C-RAW, RAW+JPEG |
Vídeos | Formato: MP4 Vídeo: MPEG-4 AVC/H.264 Áudio: AAC Método de compressão: IPB (Normal), IPB (Leve) * Filmes time-lapse: ALL-I 4K (3840 x 2160)
Time-Lapse 4K 30p/25p, ALL-I Time-Lapse Full HD 30p/25p, ALL-I Taxa de quadros real para 60p, 50p, 30p, 25p e 24p: 59,94, 50, 29,97, 25 e 23,976, respectivamente Microfone estéreo Aceita mic externo |
Zoom Óptico | 3x |
Zoom Digital | 3x a 10x na gravação de filmes Full HD de 30p/25p |
Alcance Focal | 18 - 55 mm |
Abertura | f/4-f/22 (W) f/5.6-f/36 (T) |
Estabilizador | Não (máquina) Sim (lente) |
Autofoco | Através do visor ocular
|
Foco do Live View |
|
Foco na Filmagem |
|
Foco Manual | Sim |
Detecção de Face | Sim, e de olho |
Distância Mínima | 25 cm |
Macrofotografia | --- |
Luz Assistente | Pequenos disparos do flash |
Sensibilidade ISO | 100-25600, expansível a 51200 |
Balanço do Branco | Auto (Prioridade de ambiente), Auto (Prioridade de branco), Luz de Dia, Sombra, Nublado, Luz Tungstênio, Luz Fluorescente branca, Flash; Personalizado |
Bal. do Branco Manual | Sim |
Velocidade Mínima | 30 segundos
|
Velocidade Máxima | 1/4000 seg. |
EV (Exp. Value) | +/- 5 EV (passos de 1/2 e 1/3 EV) |
Métodos de Medição | 63-zonas TTL, Medição Matricial, Parcial no Centro, Ponderada com Predominância ao Centro, Pontual |
Controle Manual da Exposição | Sim |
Modos de Cena | Retrato, Paisagem, Esporte, Crianças, Alimentos, Luz de Velas, Close-up, etc. |
Prioridade da Abertura | Sim |
Prioridade da Velocidade | Sim |
Modo Contínuo | 5 fotos por segundo para número ilimitado de disparos em JPEG , por sequência, até 10 em RAW e 9 disparos no modo RAW +JPEG |
Temporizador |
|
Flash Interno | Sim, pop-up |
Alcance Flash | Nº guia (ISO 100) 9,8 m |
Sapata para Flash Externo | Sim |
Tela | LCD |
. Tamanho | 3 polegadas |
. Nº de Pontos | 1.040.000 |
. Articulável | Sim, articulação total: vira, inclina e gira na lateral da câmera |
Sim | |
Live View | Sim |
Visor Ocular | Sim, óptico (pentaespelho) |
. Cobertura | 95% |
. Ampliação | 0,87x |
Ajuste de Dioptrias | Sim |
Bateria | Recarregável, formato proprietário LP-E17 |
. Autonomia |
|
Bateria Inclusa | Sim |
Carregador Incluso | Sim |
USB | USB 2.0 de Alta Velocidade |
HDMI | Sim (mini HDMI) |
Wi-Fi | Sim |
Bluetooth | Sim |
GPS | Aceita receptor GPS opcional |
Memória Interna | Não |
Cartão de Memória | SD, SDHC, SDXC; compatível com UHS-I e cartões Eye-Fi |