C considerada uma das melhores em sua classe, a Nikon D5600 está entre as DSLR de nível intermediário mais capazes e acessíveis. Lançada em 2016, se encontra até hoje à venda no site oficial da Nikon, o que comprova sua posição de destaque no mercado, conquistada essencialmente graças à excelente qualidade de imagem que ela produz, difícil de ser batida pela concorrência.
Corpo compacto e leve para esse tipo de câmera, a Nikon D5600 é fácil de usar e vem recheada por uma atraente variedade de recursos que a mantém por todos esses anos na lista de desejos tanto do fotógrafo casual como do entusiasta que pretende exercer o controle manual das configurações.
Por um preço bastante competitivo ela oferece sensor APS-C de 24,2 megapixels, grande tela LCD totalmente articulável e sensível ao toque, eficiente sistema de autofoco capaz de rastrear os assunto em movimento e gravação de vídeos com foco contínuo. Mas um de seus maiores destaques, além da qualidade da imagem produzida, é sua fácil conexão com smartphones e tablets para o compartilhamento de imagens. A Nikon D5600 deixa no passado o trabalho de se estabelecer manualmente uma conexão entre a câmera e o dispositivo móvel sempre que quiser enviar fotos para o X, Instagram, Facebook ou por e-mail.
Através da tecnologia SnapBridge, que já existia em câmeras Nikon anteriores mas foi aperfeiçoada na Nikon D5600, esta pequena DSLR se tornou particularmente conectada e atraente para os usuários engajados nas redes sociais. Eles poderão se divertir fotografando e no final do dia as fotos estarão todas no seu celular, no tamanho apropriado, prontas para serem selecionadas e compartilhadas.
Para isso basta você instalar no seu celular ou tablet o aplicativo SnapBridge (gratuito, claro) e fazer o emparelhamento desse dispositivo e a câmera. A partir daí esses equipamentos permanecerão continuamente conectados, sem a necessidade de você emparelhar novamente após desligar a Nikon D5600. E sempre que ativado na câmera, o SnapBridge automatiza a transferência das fotos. Trabalhando em segundo plano, ele cria uma versão de 2 megapixels de cada foto que você tirar e envia imediatamente para seu celular!
Esse aplicativo utiliza a conexão Bluetooth de baixo consumo de energia (BLE - Bluetooth Low Energy) ou Wi-Fi. Você até pode configurar o aplicativo para reduzir a foto para qualquer outro tamanho, mas 2 megapixels é o padrão e resolução mais do que suficiente para o compartilhamento online. O simples fato de ver instantaneamente as fotos numa tela maior, como nas dos tablets, é um ganho inegável, ainda que o objetivo não seja compartilhar.
Com o SnapBridge ativo você terá no seu celular todas as fotos clicadas com a Nikon D5600 como se tivessem sido tiradas com ele, só que não: você as capturou usufruindo da superioridade do excelente sensor da Nikon D5600, incomparável à do celular.
Há a possibilidade de enviar para o celular apenas as fotos que você selecionar em vez de deixar ela enviar todas que você tirou. Para isso, desative o envio automático e ao rever as fotos na câmera basta pressionar o botão "i" para que a foto visualizada seja imediatamente redimensionada e enviada para o celular.
Você pode inclusive configurar a Nikon D5600 para enviar as fotos na resolução original, sem nenhuma redução de tamanho, mas se você costuma fotografar na resolução máxima (24 MP), essa transferência será lenta. Nesse caso, melhor passar as imagens manualmente pelo Wi-Fi, ainda por meio da conexão SnapBridge já estabelecida. Arquivos de vídeo também deverão ser transferidos pela conexão Wi-Fi.
Além do envio das fotos, o SnapBridge permite fotografar (não filmar) de modo remoto: você poderá usar e controlar a câmera via seu smartphone ou tablet. Isso será feito por meio do Wi-Fi, que é mais rápido do que o Bluetooth de baixa energia. O problema é que a aplicação da Nikon que controla a câmera remotamente é muito básica. Permite apenas tocar na tela sensível ao toque do celular ou tablet para selecionar o ponto de foco e disparar a foto, nada além disso. Ajustes como do ISO, velocidade, abertura, EV e Balanço do Branco terão de ser feitos na própria câmera.
A Nikon D5600 tem um confiável e rápido sistema de autofoco, eficaz no rastreamento de assuntos em movimento. É composto por 39 pontos, sendo 9 do tipo cruzado. Você encontrará em câmeras mais recentes sistemas de autofoco dotados de superior número de pontos AF, ou ainda o duro de vencer sistema Dual Pixel da Canon, mas na prática o autofoco da Nikon D5600 não decepciona. Ele poderá mostrar-se apenas um pouco mais lento ao fotografar no modo de visualização ao vivo do monitor, quando a câmera passa a focar por meio da detecção de contraste, sistema não tão ágil quanto o de detecção de fase, utilizado ao focar pelo visor óptico.
Graças ao sensor de movimento ocular, a tela se apaga automaticamente assim que você aproxima o olho do visor óptico. O interessante é que ao visualizar a cena pelo visor, o ponto de foco poderá ser alterado deslizando-se o dedo sobre esta tela aparentemente desligada, totalmente escura e sem imagem.
Muito útil, não fosse a mágica só funcionar do lado direito do monitor, o que a torna praticável apenas para quem fotografa com o olho direto. Se você usa o esquerdo, seu rosto vai obstruir o acesso à parte da tela que se mantém ativa e será aconselhável alterar o ponto de foco por meio das teclas de direção do multisseletor, o que não é tão ágil quanto tocar o monitor, mas menos desajeitado.
A tela traseira da Nikon D5600 é maior que a das concorrentes, tem 3,2 polegadas, enquanto o padrão é 3 polegadas. Composta por 1.037.000 pontos é bastante nítida inclusive sob sol forte. Fornece navegação fácil e rápido acesso a um menu que reúne os comandos para a prática de controles manuais. É possível disparar a foto por meio da função de toque na tela.
Totalmente articulável, a tela facilita enquadrar com comodidade os mais diversos ângulos e usar a câmera para selfies. Esse tipo se articulação possibilita virar a tela contra o corpo da câmera para mantê-la protegida de arranhões quando a Nikon D5600 não estiver em uso, como ao transportá-la dentro da bolsa.
Interessante upgrade em relação a outros modelos da marca, a tela da Nikon D5600 tem a capacidade de ampliar ou reduzir as imagens ao se juntar ou afastar os dedos sobre os detalhes, como acontece nas telas dos celulares. Mas isso só se aplica em fotos, não em vídeos.
Como toda DSLR, ela possui visor óptico que, assim como a maioria de seus concorrentes, oferece cobertura de 95%. Se fosse 100% você veria através dele exatamente o que será reproduzido na foto. Como é um pouco menos do que isso, eventualmente as fotos poderão surpreender você, trazendo nas bordas algum elemento que o visor não mostrou, devido àqueles 5% de cobertura que ele ficou devendo. A ampliação é de 0,82x, o que equivale a 0,54x em relação ao padrão de referência (35 mm). Não é uma maravilha, mas está na média positiva, entre seus pares.
A câmera é equipada com flash pop-up integrado que com a lente do kit tem, segundo nossos cálculos, alcance de aproximadamente 3,5 metros (nº guia 12 m) ao manter o ISO em 100. Não é muito se você pretende cobrir eventos noturnos. Porém, como é discreta a produção de ruído da Nikon D5600 nos altos fatores da sensibilidade ISO (leia o quadro sobre a "Qualidade da Imagem", nesta página), elevar o ISO para potencializar a ação do flash será uma alternativa, além da possibilidade de sincronizar unidade de flash externo na sapata da câmera.
Também na cobertura de eventos esportivos a Nikon D5600 não foge da raia. Apesar de não ser das DSLR mais caras, seu modo de fotos sequenciais oferece um frame rate bastante decente. Capaz de tirar até 5 fotos por segundo com ajuste automático do foco a cada disparo, são grandes as chance de você obter boas fotos de ação.
Outro grande desafio da fotografia é revelar detalhes em áreas de brilho ou sombra intensos. A Nikon D5600 oferece dois recursos dedicados a intensificar a faixa dinâmica: o D-Lighting Ativo, bastante efetivo e presente em muitos modelos da Nikon, e o HDR, que tira e mescla fotos com diferentes exposições.
Comum entre as digitais, o HDR costuma tirar e mesclar 3 fotos com diferentes exposições, enquanto na Nikon D5600 a mesclagem é feita com apenas duas fotos. Mas o problema não é esse e sim que na Nikon D5600 poderá ocorrer um intervalo de frações de segundo na captura automática dessas duas fotos, produzindo um resultado confuso quando o assunto estiver em movimento. Melhor reservar o recurso para as fotos de assuntos mais estáticos.
A Nikon D5600 produz bons filmes HD e Full HD de até 60p com autofoco contínuo e som estéreo. Há um filtro dedicado à redução do ruído do vento e entrada para microfone externo, acessório opcional que costuma produzir som bem superior ao de microfones integrados. A duração máxima da gravação ininterrupta dos vídeos varia de acordo com a resolução do vídeo, frame rate e nível de qualidade selecionado, indo de 10 minutos (Full HD 60p, qualidade alta) a 29 minutos e 59 segundos (Full HD 30p ou 24p e HD 60p, qualidade normal).
O autofoco nas gravações de vídeo é o de detecção de contraste cuja performance, conforme já dissemos, não é das mais rápidas. Na prática, poderá ocorrer oscilação na imagem enquanto a câmera procura o foco, mas isso só será perceptível ao filmar assuntos que se movam muito rapidamente na direção da objetiva ou se afastando dela. Com elementos de comportamento menos frenéticos a lentidão do foco não será sentida e o filme flui suavemente. A boa notícia é que a lente do kit é razoavelmente silenciosa na busca do foco.
Os ajustes automáticos da Nikon D5600 dão conta da maior parte das filmagens mas se você quiser poderá definir manualmente ajustes como a velocidade do obturador e o fator ISO. A possibilidade de aplicar fatores ISO até 25.600 favorecem a gravação em ambientes com pouca luz. Infelizmente, assim como na Nikon D5500, irmã mais velha da Nikon D5600 que também avaliamos, o controle da abertura se mantém indisponível nas filmagens.
Essa restrição, assim como o fato de, até mesmo por sua idade, a Nikon D5600 não gravar filmes 4K, resolução que era privilégio de poucas reflex quando ela foi lançada, fazem com que esta câmera não atenda o público que prioriza a gravação de vídeos. Acreditamos, porém, que ela oferece recursos de filmagem suficientes para agradar usuários casuais que não levam tão a sério a sétima arte.
Enfim, a Nikon D5600 confirma-se ao longo do tempo ser uma excelente opção, especialmente aos que estão mais interessados na boa fotografia do que em recursos de última geração para filmagem. Pode ser adquirida nova e no mercado de seminovas onde você deverá encontrar também, por preço ainda mais amigável, a Nikon D5500, modelo substituído pela Nikon D5600. Caso fique na dúvida de qual a melhor compra para você, confira mais abaixo, ainda nesse review, nosso comparativo sobre essas duas câmeras.
Um dos maiores diferenciais da Nikon D5600 é a excelente qualidade de suas fotos, largamente reconhecida e reverenciada. Seu sensor APS-C de 24 MP produz fotos belíssimas que encantam os fotógrafos e seus clientes. As cores são realistas e atraentes graças a eficiente atuação do equilíbrio de branco mesmo no modo automático. A riqueza de detalhes nas áreas de sombra ou brilho revelam extensa faixa dinâmica que pode ser intensificada por meio da função D-Lighting Ativo da D5600, útil especialmente ao fotografar cenas de alto contraste.
O nível de detalhes das imagens da Nikon D5600 supera inclusive o de algumas de suas concorrentes da Canon que, como é o padrão, utilizam o filtro óptico de passagem baixa (OLPF). A função desse filtro é reduzir problemas de imagem como o efeito moiré, o inconveniente é que ele tende a suavizar a imagem. Assim como vimos na Nikon D7200 e em outras câmeras Nikon, esse filtro foi eliminado do sensor da Nikon D5600. O resultado são imagens com superior nível de detalhes e nitidez ainda mais afiada. Notamos que essa nitidez se mantém inclusive nas bordas das fotos, o que nem sempre se vê em câmeras concorrentes.
Você até poderá se sentir tentado a brincar com as configurações, exercitar os controles manuais da exposição, mas não irá se decepcionar se deixar tudo por conta da câmera. A exposição é precisa: para fazer mais bonito do que o modo automático da Nikon D5600 você terá de ser de fato proficiente nos ajustes! Quanto muito, fotos em cenas de muito contraste se beneficiarão, segundo notamos, de um ponto acima do EV para que a Nikon D5600 produza fotos um pouco mais claras
Fotos tiradas com baixo fator da sensibilidade ISO são boas o suficiente para suportarem cópias impressas que ultrapassam os 51 x 34 cm teoricamente indicados para a impressão com qualidade profissional de fotos de 24 MP, resolução máxima da Nikon D5600. A qualidade dessas fotos permitirá, inclusive, que você execute recortes, como ao isolar o rosto de alguém na multidão, e o apresente em bom tamanho.
Também nos altos fatores ISO o desempenho da Nikon D5600 se destaca e se mostra melhor que o da média em câmeras DSLR dessa categoria, o que vai encorajar você nos ambientes de pouca luz.
Você ficará satisfeito com os resultados obtidos até no fator 1600, onde a câmera consegue controlar o ruído e manter os detalhes mais finos que só começam a se perder no fator 3200. No 6200 as fotos ainda são bem utilizáveis e dá até para arriscar o fator 12.800 em fotos de baixa resolução para compartilhamento on-line. Ao aplicar o ISO máximo, 25.600, a Nikon D5600 será capaz de registrar cenas escuras, mas a suavização dos detalhes e das cores somada à aparente granulação limitarão demais o tamanho das fotos. Este fator deverá ser aplicado apenas em situações emergenciais.
Fotógrafos mais exigentes poderão preferir fotografar em RAW, mas na maioria das situações as JPGs capturadas pela Nikon D5600 trazem resultados surpreendentes para você compartilhar diretamente da câmera, sem a necessidade de pós-edição.
As galerias dos fotógrafos Gaylon Yancy e René Mensen que complementam essa avaliação confirmam que a qualidade das fotos produzidas pela Nikon D5600 estão em outro patamar.
Na galeria de René Mensen a intensidade do colorido é impressionante e se estende inclusive pelas paisagens noturnas, como nas fotos do festival chinês de luzes. Apresentamos recortes na visualização 100% (sem redução do tamanho original) de algumas de suas fotos para possibilitar a avaliação pixel-a-pixel da qualidade de imagem produzida pela câmera. Observe também a beleza dos close-ups capturados por René: são de encher os olhos e mostram o efeito de fundo desfocado que ele conseguiu com a Nikon D5600.
E por falar em maravilhas, o que vemos através da lente e da avançada técnica fotográfica do texano Gaylon Yancy é simplesmente fabuloso. É preciso reconhecer que Gaylon tem trafegado por um mundo invejável! O que, combinado ao seu domínio nas artes gráficas e ao que a Nikon D5600 é capaz de entregar, resulta em imagens encantadoras.
84 fotos tiradas por diferentes fotógrafos com a Nikon D5600 para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera
A Nikon D5500, lançada em 2015, foi substituída no ano seguinte, em 2016, pela Nikon D5600, ainda presente no mercado. Essas duas câmeras são muito semelhantes, e se você se sente atraído pela possibilidade de economizar um pouco ao adquirir a Nikon D5500 numa pechincha de seminovas, destacamos aqui duas diferenças entre elas que você deveria considerar antes de se decidir.
A mais importante é a capacidade da D5600 se manter constantemente conectada a um dispositivo móvel e transferir automaticamente as fotos conforme elas forem sendo tiradas. Isso é feito através do recurso SnapBridge que usa a tecnologia Wi-Fi e Bluetooth. A Nikon D5500 não possui conexão Bluetooth, apenas Wi-Fi, e a transferência dos arquivo se faz como em qualquer câmera, ou seja, sempre que você quiser enviar as fotos para o celular terá de conectar manualmente a câmera a ele e aguardar a transferência. Se você tem interesse em agilizar o compartilhamento das fotos, a Nikon D5600 poderá ser a melhor escolha. Caso contrário, a Nikon D5500 continua no jogo.
O que ainda pode impactar na sua escolha é a produção de filmes time-lapse. As duas câmeras tiram fotos intervaladas, mas só a Nikon D5600 tem, além desse recurso, a função de filmagem temporizada que cria vídeos time-lapse na própria câmera, também por meio de fotos tiradas automaticamente em intervalos determinados pelo fotógrafo. Os filmes podem ser no formato Full HD e HD, com duração máxima de 20 minutos.
Você ainda poderá visitar aqui no site o review da Nikon D5500 caso queira saber mais sobre ela antes de se decidir.
- Corpo leve e compacto, pegada confortável
- Qualidade de imagem entre as melhores nessa classe de DSLR
- Reprodução fiel de cores agradavelmente saturadas; exposição precisa
- Nível de detalhes e nitidez surpreendem graças, entre outros fatores, à eliminação do filtro óptico de baixa passagem
- Bons resultados com altos fatores da sensibilidade ISO
- Grande tela de 3,2 polegadas, ótima qualidade, totalmente articulável e sensível ao toque; possibilita inclusive a captura de selfies
- Autofoco confiável de 39 pontos sendo 9 cruzados, capaz de rastrear assuntos em movimento; rápido quando utilizado através do visor
- A Nikon D5600 possui luz assistente de foco, nem sempre presente em câmeras DSLR
- Bons vídeos Full HD e HD de até 60p com autofoco contínuo e som estéreo; aceita microfone externo
- Produz filmes time-lapse por meio de fotos intervaladas combinadas na própria câmera
- Transferência imediata, automática e contínua das fotos para smartphones e tablets, via SnapBridge
- Produz 970 fotos por carga da bateria, número acima da média em DSLRs
- O corpo da Nikon D5600 não é selado contra intempéries, o que exige cuidados ao utilizar a câmera em ambientes externos para protegê-la da poeira e umidade
- Ao fotografar por meio da tela (modo Live View) e ao gravar vídeos o sistema de autofoco é o de detecção de contraste, mais lento do que o que detecção de fase, ativado apenas quando se utiliza o visor óptico
- Você deverá adquirir lentes com estabilizador de imagem, já que a Nikon D5600 não dispõe deste recurso em seu corpo
- Segundo nossos cálculos de equivalência, o visor ocular tem ampliação de 0,54x: significa que o tamanho do que se vê através dele será mais reduzido em relação ao real do que o desejável
- Sem recursos para a criação de imagens panorâmicas
- Não produz vídeo em câmera lenta ou em alta velocidade
- Não disponibiliza o ajuste manual da abertura do diafragma nas filmagens
- Não produz filmes na resolução 4K
Comparativo entre a Nikon D5600 e suas mais fortes concorrentes, a Canon EOS Rebel SL3 , a Sony Alpha ILCE 6100 e a Canon EOS Rebel T7i. A menor das quatro é a mirrorless Sony 6100, mas a Nikon D5600 e a Canon SL3 têm corpo bastante leve e compacto, tratando-se de DSLR. Apesar de seu volume econômico, a Nikon conseguiu acomodar na traseira da Nikon D5600 uma tela maior do que o padrão. Observe abaixo outras diferenças entre essas câmeras que poderão ajudar você a fazer a sua escolha.
Se na pesquisa para comprar sua câmera o preço acessível da Nikon D5600 fisgou você, certamente se sentiu atraído também por essas Canon mais recentes e que custam ainda menos que a Nikon D5600. Elas são a Canon EOS Rebel SL2, substituída pela Canon SL3 presente no comparativo acima, a Canon EOS Rebel T7, versão simplificada da Canon T7i também apresentada no gráfico anterior, e a Canon EOS Rebel T100 que é a DSLR mais barata do mercado.
Veja no comparativo abaixo os recursos que essas três câmeras sacrificaram em nome de seus preços. Mas se você não faz questão de tela articulável ou sensível ao toque, não prioriza a filmagem e sim a fotografia, essas Canon estão no páreo e podem representar uma ameaça para a Nikon.
Nome | Nikon D5600 |
---|---|
Fabricante | Nikon |
Lançamento | Novembro, 2016 |
Tipo | DSLR |
Encaixe da Lente | Nikon F |
Preço | Aprox. US$ 800,00 (Novembro/2016) |
Dimensões | 124 x 97 x 70 mm (LAP) Lente: 64,5 x 62,5 mm (máx. diâmetro x comprimento) |
Peso |
|
Sensor | CMOS |
. Formato | APS-C |
. Tamanho | 23,5 x 15,6 mm |
. Fator de Corte | 1,5x |
. Pixels Efetivos | 24,2 megapixels |
Processador | EXPEED 4 |
Aspect Ratio | 3:2 |
Fotos | 6000 x 4000, 4496 x 3000 e 2992 x 2000 em JPEG (Fine, Normal e Basic), NEF (RAW), NEF(RAW)+JPEG |
Vídeos | Formato: MOV Vídeo: MPEG-4 AVC/H.264 Áudio: PCM Linear
Microfone estéreo Aceita mic externo |
Zoom Óptico | 3x |
Zoom Digital | Não |
Alcance Focal | 18 - 55 mm |
Abertura | f/3.5 - 22 (18 mm) f/5.6 - 38 (55 mm) |
Estabilizador | Não (máquina) Sim (lente) |
Foco |
|
Foco no Live View |
|
Foco Manual | Sim |
Detecção de Face | Sim |
Distância Mínima | 25 cm |
Macrofotografia | --- |
Luz Assistente | Sim |
Sensibilidade ISO | Auto, 100-25600 |
Balanço do Branco | Auto, Incandescente, Fluorescente (7 tipos), Luz Solar Direta, Flash, Nublado, Sombra; Predefinição Manual |
Bal. do Branco Manual | Sim |
Velocidade Mínima | 30 segundos Bulbo, Tempo |
Velocidade Máxima | 1/4000 seg. |
EV (Exp. Value) | +/- 5 EV (passos de 1/3 e 1/2 EV) |
Métodos de Medição | Medição matricial, Medição central ponderada, Medição localizada |
Controle Manual da Exposição | Sim |
Modos de Cena | Retrato, Paisagem, Criança, Desportos, Primeiro Plano, Retrato Noturno, Paisagem Noturna, Festa e Interior, Praia e Neve, Pôr do Sol, Crepúsculo e Madrugada, Retrato Animal Estimação, Luz da Vela, Desabrochar, Alimentos, etc. |
Prioridade da Abertura | Sim |
Prioridade da Velocidade | Sim |
Modo Contínuo | 5 fotos por segundo para até 100 disparos JPEG, 17 RAW de 12 bits ou 11 RAW de 14 bits |
Temporizador | 2, 5, 10 e 20 segundos; dá 1 a 9 disparos |
Flash Interno | Sim, pop-up |
Alcance Flash | Nº guia (ISO 100) 12 m |
Sapata para Flash Externo | Sim |
Modos de Flash | Automático, Automático com Redução do Efeito de Olhos Vermelhos, Sincronização Lenta Automática, Flash de Enchimento, Cortina Traseira com Sincronização Lenta, etc. |
Tela | TFT LCD |
. Tamanho | 3,2 polegadas |
. Nº de Pontos | 1.037.000 |
. Articulável | Sim, articulação total: vira, inclina e gira na lateral da câmera |
Sim | |
Live View | Sim |
Visor Ocular | Sim, óptico (pentaespelho) |
. Cobertura | 95% |
. Ampliação | 0,82x |
Ajuste de Dioptrias | Sim |
Bateria | Recarregável, formato proprietário EN-EL14a |
. Autonomia | 970 fotos por carga |
Bateria Inclusa | Sim |
Carregador Incluso | Sim |
USB |
|
HDMI | Sim (mini HDMI) |
Wi-Fi | Sim, com NFC |
Bluetooth | Sim |
GPS | Aceita unidades GPS opcionais GP-1 e GP-1A |
Cartão de Memória | SD, SDHC, SDXC; compatível com UHS-I |